O Serviço Social da Indústria (Sesi) inaugurou a nova estrutura da Escola Sesi Barreiro, em Belo Horizonte. A unidade, no bairro Diamante, conta com mais de 4.500 m² de área construída em um terreno de mais de 9.400 m².

A nova estrutura inclui 32 salas de aula, auditório, biblioteca, laboratórios de ciências e química, salas específicas para música, teatro, artes, robótica, espaço maker, além de quadras, ginásio e áreas externas voltadas ao lazer e à prática esportiva.

A capacidade de atendimento foi ampliada para 1.935 estudantes.

Papel estratégico

Além do ensino fundamental I e II e ensino médio, a Escola Sesi Barreiro terá a educação infantil a partir de 2026. Durante a inauguração, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Flávio Roscoe, destacou o papel estratégico da educação na agenda de desenvolvimento da indústria mineira.

“A formação de pessoas é o que sustenta o crescimento da indústria. Ao investir em escolas como essa, oferecemos não apenas infraestrutura, mas um projeto pedagógico alinhado ao futuro do trabalho e às transformações da sociedade”, afirmou. 

Silemg

Guilherme Abrantes, primeiro diretor financeiro da Fiemg, gestor do Sesi/MG, também participou do evento. Presidente do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados no Estado de Minas Gerais (Silemg), Guilherme realiza o Concurso de Desenho e Redação.

As inscrições para o concurso — que valoriza a cadeia produtiva do leite e estimula a criatividade —, se encerram no dia 1º de setembro de 2025. O concurso tem categorias para estudantes neurodivergentes. Professores e escolas terão bolsas de estudo do Centro Educacional Flávia Rita e Faculdade Arnaldo. Inscrições: www.silemg.com.br/concurso-redacao-desenho.

Microsoft

Com 37 anos de atuação na região, a Escola Sesi Barreiro conquistou, em 2024, o selo internacional Showcase School, concedido pela Microsoft, que reconhece instituições educacionais inovadoras no uso de tecnologia para a transformação do ensino.

“Esta é uma entrega que une tradição e inovação. A unidade Sesi Barreiro foi pensada para oferecer uma experiência de aprendizagem tecnológica, com ambientes criativos e integradores, que favorecem o protagonismo dos alunos”, disse o superintendente do SESI e diretor regional do SENAI em Minas Gerais, Christiano Leal.