A interseção entre os mundos dos smartphones e dos automóveis está redefinindo a indústria automobilística. Com a crescente integração de software, funções avançadas e conectividade, a revolução dos veículos definidos por software (SDVs) está se aproximando rapidamente.

Os inéditos SDVs, sejam elétricos ou híbridos plug-in, poderão em breve ser atualizáveis pela internet e até mesmo controlados via software, permitindo adicionar novas funções, conforme o gosto do cliente. 

Segundo um recente relatório do Boston Consulting Group, esse novo nicho automotivo ainda inexplorado pode movimentar mais de US$ 650 bilhões no mercado, isso até 2030 apenas. Confira quais gigantes da tecnologia já mergulharam de cabeça no setor automotivo.

Huawei avança no setor automotivo

A Huawei, multinacional chinesa conhecida por seus smartphones e tecnologias de telecomunicações, expandiu suas atividades para incluir sistemas operacionais em carros fabricados na China.

No Brasil, a Huawei acaba de estrear alguns de seus modelos com a marca Seres, uma de suas subsidiárias. Na China, os carros da Seres são vendidos com o nome Aito. Na foto abaixo, o Aito M9, novo SUV elétrico que será lançado em breve pela marca, na China.

Foxconn também tem montadora

A chinesa Foxconn, famosa por produzir ao nível global os smartphones da Apple, também lançou sua própria marca de carros, a Foxtron, em parceria com a Yulon Motor.

A colaboração das duas empresas chinesas já resultou na produção do SUV elétrico Luxgen n7. Além disso, a Foxconn planeja em breve produzir veículos elétricos de baixo custo em novas fábricas, na Índia e Tailândia.

Xiaomi mira a BYD

A Xiaomi, terceira maior fabricante de smartphones do mundo, lançou o projeto de seu primeiro carro elétrico, o Xiaomi Modena, que deve ser revelado em novembro de 2023.

A marca chinesa deixou vazar também imagens do protótipo MS11, que será o sedã 100% elétrico da Xiaomi com autonomia para rodar até 800 km e pensado para competir com o Tesla Model 3 e o BYD Seal, lançado recentemente no Brasil.

Apple e Google: antecipação de tecnologias

Em desenvolvimento desde 2014, o Apple iCar permanece no radar das grandes montadoras. O projeto da gigante criadora do iPhone é guardado a sete chaves. Recentes rumores dão conta de que o primeiro carro elétrico fabricado pela Apple finalmente sairá do papel em 2026. 

Em contrapartida, a Google por meio da Waymo, tem focado seus esforços na indústria automotiva com frotas próprias de veículos 100% autônomos, uma realidade já presente em diversos Estados norte-americanos.

Samsung e LG: líderes em tecnologia de baterias

Mais conhecida no Brasil por fabricar o smartphone high-end Galaxy S23, principal concorrente da linha do iPhone 15, além de televisores de última geração, a sul-coreana Samsung mantém uma presença importante na indústria automobilística por meio da Samsung SDI, uma fabricante de baterias que fornece para carros elétricos. O Fiat 500e, por exemplo, vendido no Brasil, usa baterias da Samsung.

Por sua vez, a conterrânea LG, tem maior presença no segmento com a LG Energy Solution, subsidiária da marca sul-coreana que se tornou a segunda maior produtora mundial de baterias para carros elétricos, atrás apenas da chinesa BYD, a líder absoluta no ramo.

Sony e Honda: Parceria inovadora

A japonesa Sony é mais conhecida não só por seus smartphones no Brasil, mas sobretudo por fabricar o videogame Playstation. A gigante da tecnologia ingressou na produção de carros em parceria com a Honda, formando a Sony Honda Mobility.

O primeiro modelo será um sedã elétrico, com nome Afeela, que promete estabelecer novos padrões de conectividade, tecnologia e experiência a bordo. O Afeela deve ser lançado na Ásia em 2024.

Caminho inverso

Pouco conhecida no Brasil, a marca NIO, que já comercializa diversos carros elétricos na China, inovou e fez o caminho inverso ao ser a primeira montadora de veículos a lançar seu próprio smartphone, o NIO Phone.

Conheça o NIO Phone:

Assim como a Apple e a Samsung, outras grandes fabricantes de celulares da China como a Oppo e a Meizu também estão recrutando talentos para desenvolver carros movidos a bateria.