A Citroën, após o lançamento bem-sucedido do C3 hatch e do SUV C3 Aircross, está pronta para surpreender novamente o mercado brasileiro. A montadora confirmou nesta segunda-feira (25) o nome do novo SUV cupê, baseado no C3, que se chamará Citroën Basalt.
O Basalt foi flagrado rodando em testes por BH pelo Autotempo. O nome era especulado como C3 X. Ele será o terceiro veículo a integrar o projeto C-Cubed, que foi anunciado em 2021. Além da América do Sul, o modelo será comercializado na Índia, onde também já foi avistado em testes de rodagem.
A expectativa é que o lançamento oficial do Basalt ocorra somente no segundo semestre de 2024. É bem provável que as linhas do Citroën Basalt sejam parecidas com as do Citroën C4X (na foto abaixo), SUV cupê já lançado na Europa.
Data marcada para revelação do Basalt
Embora os detalhes sobre o SUV cupê ainda sejam escassos, a marca francesa já anunciou a data de revelação completa do Basalt. O público poderá conhecer o veículo em detalhes na próxima quarta-feira, dia 27 de março.
A produção do Basalt será realizada na fábrica de Porto Real (RJ), compartilhando a plataforma CMP (Common Modular Platform) com seus "irmãos", o C3 hatch e o SUV C3 Aircross.
Design arrojado
Embora poucos detalhes tenham sido confirmados, observações feitas a partir de imagens de flagras sugerem que o Basalt compartilhará as portas com outros modelos da família C3, mas apresentará uma tampa traseira distintiva para atender às propostas do SUV cupê.
O Basalt deve compartilhar com o SUV C3 Aircross seu conjunto mecânico, incluindo o motor 1.0 turboflex, de 125 cv com gasolina e 130 cv com etanol, e 20,4 kgfm de torque, com ambos os combustíveis.
Este propulsor já é conhecido em outros modelos do grupo Stellantis, como o Fiat Pulse e o 208. O câmbio será um CVT que simula sete marchas, garantindo uma experiência de condução suave e eficiente.