Os altos preços dos carros no Brasil são uma desilusão constante para os consumidores, e a alta carga tributária é um dos principais fatores responsáveis por esse cenário.
De acordo com um recente levantamento realizado pela consultoria BDO, os impostos podem representar até 44,78% do valor dos veículos mais vendidos no Brasil.
A recente Medida Provisória (MP) do governo federal concedeu R$ 800 milhões em créditos tributários para reduzir temporariamente os preços dos carros e impulsionar o setor, mas as montadoras seguem vivendo um momento delicado no país.
Recentemente, a Volkswagen anunciou a paralisação temporária de todas suas fábricas no Brasil, caminho parecido tomou a Chevrolet e a Renault. O objetivo é regular o alto estoque de veículos parados nos pátios das fabricantes, à espera de compradores.
Quanto custariam hoje os carros mais vendidos do Brasil sem impostos?
Tomando como base o estudo da consultoria da BDO, lançado em 2021, veja abaixo a tabela comparativa de qual seria valor da versão de entrada dos 10 carros mais vendidos no Brasil no 1º semestre de 2023, sem o peso da alta carga tributária:
Peso dos impostos: Os 10 carros mais vendidos no Brasil em 2023
Modelo | Preço (julho 2023) | Preço sem impostos (-44,8%) |
Chevrolet Onix | R$ 78.390 | R$ 43.271 |
Volkswagen Polo | R$ 84.690 | R$ 46.748 |
Chevrolet Onix Plus | R$ 96.890 | R$ 53.483 |
Hyundai HB20 | R$ 79.490 | R$ 43.878 |
VW T-Cross | R$ 117.300 | R$ 64.749 |
Fiat Argo | R$ 85.100 | R$ 46.975 |
Fiat Mobi | R$ 69.990 | R$ 38.634 |
Jeep Compass | R$ 176.790 | R$ 97.588 |
Hyundai Creta | R$ 116.590 | R$ 64.357 |
Chevrolet Tracker | R$ 128.350 | R$ 70.849 |
Comparação com outros países
A reforma tributária foi aprovada no Brasil, mas o país ficou conhecido por ter um sistema fiscal confuso e com alta incidência de tributos, que impactam diretamente no preço dos carros.
Em países como os Estados Unidos, as alíquotas sobre veículos variam de 6% a 7,5%. Já em nações vizinhas, como o Chile e a Argentina, os percentuais são de 19% e 21%, respectivamente, representando menos da metade da atual tributação brasileira.
Brasil na lista dos mais caros
Um estudo realizado pelo site britânico ScrapCarComparison revelou que o Brasil é um dos países mais caros para ter e manter um carro, ocupando o 5º lugar nessa lista. Para manter um veículo no Brasil, o brasileiro precisa desembolsar 41,89% do salário médio anual.
Em contrapartida, a Austrália se destaca como o país mais "barato", onde o cidadão despende em média 49% do seu salário médio anual para comprar um carro. Já a Dinamarca, em 3º lugar na pesquisa, logo após os Estados Unidos, onde 60,34% do salário médio anual é usado para manter um automóvel.