Se você lembra do nome Topolino, tem história com carros. Era um modelo pequeno e lendário da Fiat, produzido entre 1936 e 1955, que foi o avô do Fiat 500. Mas o Topolino de hoje é outra coisa.

Lançado em 2023, o novo Topolino é, na verdade, um quadriciclo elétrico. Isso mesmo, pela lei, ele é da mesma categoria daqueles quadriciclos que vemos em parques ou praias. Ele é minúculo, sendo desenvolvido para ser uma solução de mobilidade urbana supercompacta na Europa.

A Fiat pegou a base do Citroën Ami, um sucesso por lá, e deu uma roupagem totalmente italiana, cheia de charme retro, inspirada no Fiat 500 antigo.

Ele pode rodar livremente pelas ruas do Brasil?

Essa é a parte mais importante e a resposta é não. O Topolino é categorizado como um quadriciclo leve (L6e). Isso significa que, por lei, ele tem uma velocidade máxima limitada eletronicamente em 45 km/h.

Por causa disso, sua circulação é proibida em vias públicas como estradas, rodovias e até em muitas ruas comuns das cidades. Seu uso no Brasil é restrito a:

  • Condomínios fechados
  • Clubes
  • Fazendas
  • Complexos industriais
  • Vias privadas

Pense nele como um carrinho de golfe com estilo italiano. É divertido para se locomover num lugar grande e seguro, mas não é um carro para você sair por aí.

Quanto custa e quem está vendendo?

A Fiat não vende o Topolino oficialmente. Quem está importando algumas unidades é a WBC Trade, uma empresa conhecida por trazer veículos exclusivos e de alto padrão ao Brasil, como Hummer e Cadillac.

E o preço? Cerca de R$ 200 mil. É um valor alto para um veículo de uso restrito, mas que reflete os custos de importação independente e o apelo de nicho como item de estilo de vida.

Como é o Fiat Topolino?

Dirigir o Topolino deve ser uma experiência única, mais parecida com pilotar um kart divertido e confortável.

Por dentro, é minimalista: um painel digital simples, um suporte para celular que faz vez de rádio e os cintos de segurança de série. Algumas versões trazem uma caixa de som Bluetooth para tocar música.

O motor elétrico entrega uma aceleração inicial ágil, típica dos carros elétricos, mas logo atinge seu limite de velocidade.

A dirigibilidade em ambientes fechados, com curvas fechadas e baixa velocidade, deve ser seu ponto forte.

Tem versão sem portas

Além da versão com portas de vidro, existe a versão DolceVita do Fiat Topolino. Ela dispensa as portas e janelas laterais, lembrando ainda mais um carrinho de golfe ou um veículo de praia.

Para dar um charme a mais e uma proteção simbólica, ele vem com cordas presas por ganchos no lugar das portas. Puro estilo italiano.