Lançamento

Peugeot 2008 estreia frente nova e tem preço a partir de R$ 69.990

SUV francês passa a ser vendido somente com câmbio automático; versão com motor 1.6 THP de 173 cv chega no fim deste ano

Por Da Redação
Publicado em 17 de maio de 2019 | 03:00
 
 
Peugeot2008_03_Easy-Resizecomjpg Foto: Peugeot/Divulgação

A situação da PSA no Brasil, a holding francesa que reúne duas fabricantes de automóveis, a Peugeot e a Citroën, não anda lá essas coisas. A participação de mercado destas marcas está muito aquém da qualidade construtiva de seus produtos e hoje beira 2% do total de vendas de todos os carros no país. 

Para reverter essa situação é preciso investir em novos produtos ou, no mínimo, promover a renovação de sua linha. É o que a Peugeot esta fazendo com seu 2008, um bom SUV, mas que paga caro por ter sido lançado, há quatro anos, com uma série de equívocos.

Confira as mudanças feitas no 2008:

Agora, os franceses estão querendo recalcular a rota e adotaram o câmbio automático de seis marchas junto com o comprovado motor desenvolvido em conjunto com a alemã BMW, entre outras novidades.

Outra opção de motorização é o propulsor 1.6, aspirado, com 118 cv na versão automática de seis marchas. Na nova gama, foi retirada de oferta o câmbio mecânico de cinco velocidades. A expectativa é que as vendas cresçam em 30% dos volumes atuais, que giram em torno de 800 a mil unidades ao mês. 

Investimento

Desde que foi apresentado, em Santa Cruz de Cabrália, no Sul da Bahia, o 2008 criou ótimas expectativas de vendas, mas isso não se confirmou. O crossover da Peugeot chegou com bons predicados, como espaço, leveza de carroceria, boa dirigibilidade, mas nunca decolou.

Na ocasião, o 2008 tinha até uma espécie de “controle de tração leve”, mas ainda apostava no antigo câmbio automático de quatro marchas. A correção foi feita dois anos depois, em 2017, quando foi introduzida a caixa de transmissão de seis velocidades.

Reestilização para o Brasil

Agora, ele ganha algumas modificações, tanta em sua estética quanto na mecânica. Sua frente está diferente, com a adoção de novos faróis maiores e que invadem o capô.

O modelo é produzido em Porto Real (RJ) e ganhou um estilo diferente de seu par europeu, com para-choque desenhado pela equipe brasileira no centro de estilo da América Latina.

A traseira sofreu modificações mais sutis, mas que marcam personalidade no francês. Mas a maior mudança – e que pode determinar uma segunda chance para esse modelo – não pode ser vista e está no conjunto motor e caixa de transmissão.

Motor 1.6 THP, só no fim do ano

 A cereja do bolo, o casamento do motor 1.6 THP de 173 cv e torque de 24,5 kgfm, com transmissão automática de seis marchas, que é o mesmo ofertado pelo Citroën C4 Cactus top de linha, ainda está em homologação e só estará disponível no último trimestre deste ano.

A Peugeot fica devendo no 2008 equipamentos voltados para condução semiautônoma, como aviso e frenagem de emergência, disponíveis no irmão maior 3008.