Os parques nacionais da Serra da Canastra, no Sudoeste de Minas, Serra do Cipó, na região Central do Estado, e do Caparaó, localizado na divisa de Minas Gerais com o Espírito Santo, foram incluídos na lista das unidades de conservação do Brasil que podem passar para a gestão da iniciativa privada.

Além desses três espaços, o Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI) deliberou, na quarta-feira (25), a inclusão dos parques Restinga de Jurubatiba, no Rio de Janeiro e da Floresta Nacional de Ipanema, em São Paulo. 

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, todos os cinco novos espaços incluídos na lista para privatização somam mais de 280 mil hectares de áreas protegidas em três biomas distintos: Cerrado, Mata Atlântica e no bioma marinho costeiro.

Cerrado

O Parque Nacional da Serra do Cipó, tem uma área total de 33.800 hectares, com vegetação característica do Cerrado e no município Santana do Riacho, na Região Central de MG. 

Montanhismo

O Parque Nacional do Caparaó fica na Serra do Caparaó, é um dos locais mais procurados para montanhismo no Brasil. A reserva tem trilhas em vegetação da Mata Atlântica, cachoeiras, pscinas naturais, e abriga o terceiro ponto mais alto do País, o Pico da Bandeira, que tem 2.892 metros de altitude. O território do parque é de aproximadamente 31,8 mil hectares.

Canastra

O Parque Nacional da Serra da Canastra tem áera de 71,5 hectares, que estão nas cidades de  São Roque de Minas, Sacramento e Delfinópolis, no sudoeste do Estado  Na unidade há vegetação características do cerrado, além de campos rupestres e matas ciliares.

Agenda

O objetivo do Governo Federal é conceder pelo menos 20 parques nacionais, sendo que quatro desses leilões já aconteceram. Quem assume a administração dos parques ficará responsável pelos serviços de manutenção, portaria e proteção ambiental, como corpo de brigadistas. Também pode haver a possibilidade de alteração dos planos de manejo florestal, que definem o zoneamento e o uso permitido em cada uma dessas áreas. 

A agenda de concessões de reservas realizadas pelo Ministério do Meio Ambeinte realizou leilões de 4 unidades de conservação: os parques nacionais de Aparados da Serra e de Serra Geral, que fica entre os estados do RS e SC, e as florestas nacionais de Canela e de São Francisco de Paula, no RS.