NOVA YORK. Quem é coentrofóbico tende a descrever o sabor como sabão ou loção para as mãos. Essa associação faz sentido para a química.

Os químicos do sabor descobriram que o aroma do coentro é criado por meia dúzia de substâncias. Várias delas são fragmentos de moléculas de gordura chamadas aldeídos. Essas mesmas substâncias são encontradas em sabões e loções, além de estarem presentes na família de insetos dos percevejos.

Os sabões são feitos através da fragmentação de moléculas de gordura com soda cáustica alcalina, e os aldeídos são subprodutos desse processo. Isso também acontece quando o oxigênio do ar ataca as gorduras e óleos nos cosméticos. E muitos percevejos geram fluidos corporais com cheiro forte e adeídos para atrair ou repelir outras criaturas.

Os estudos publicados sobre o aroma do coentro descrevem os aldeídos individuais como substâncias que contêm qualidades tanto de sabão quanto características semelhantes ao coentro. Mas, mesmo assim, seu aroma é considerados fresco. (HM/NYT)

Definição
O coentro. A Coriandrum Sativum é uma planta da família Apiaceae, de flores róseas ou alvas, pequenas e aromáticas, cujo fruto é fechado e cuja folha exala odor característico.

Usos. Originário do sul da Europa e do Oriente Médio, o coentro já era conhecido e utilizado pelos egípcios como planta afrodisíaca e medicinal, com propriedades digestivas e calmantes e, quando usado na pele, para alívio de dores das articulações e reumatismos.

 

Traduzido por André Luiz Araújo