Católicos de todo país celebram, nesta quarta-feira (8), o dia de Nossa Senhora Imaculada Conceição. Em Belo Horizonte, missas são realizadas a cada duas horas no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição dos Pobres, no bairro Lagoinha, região Noroeste. 

"Esse dia tem grande importância para os cristãos católicos porque celebramos uma verdade importante da fé cristã católica. Maria foi concebida sem pecado original. Isso significa que a mãe do Salvador foi escolhida especialmente e preservada do pecado enchendo nossos corações de esperança", explicou dom Walmor Oliveira de Azevedo. 

Flores e homenagens

No santuários, fiéis chegam com velas e flores para homenagens. A dona de casa Elza Alves Pereira, de 74 anos, saiu do bairro Bom Jesus, na mesma região, para acompanhar uma das missas. "É um dia muito importante, de fé e fervor. Nossa Senhora é muito importante para mim, só ano passado que não deu para fazer essa homenagem aqui", contou. 

A professora Alzira da Conceição Marques dos Reis, de 69 anos, também esteve no santuário. 

"No meu nome já consta Conceição porque minha mãe e meu pai fizeram uma promessa quando eu nasci. Não estava muito bem, chorava muito. Desde sempre, eu venho aqui, rezo para ela, tenho a minha medalha", contou. 

Programação de missas

As missas iniciaram às 4h e vão até as 20h, a cada duas horas. Quem quiser ir ao santuário deve ficar atento, uma vez que os lugares são preenchidos por ordem de chegada con capacidade máxima de 180 pessoas devido à pandemia do Coronavírus. É obrigatório o uso da máscara. 

O Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição dos Pobres fica na avenida Além Paraíba, 152, bairro Lagoinha.