Três dias depois de se manter estável, o número médio de transmissão por infectado (RT), um dos três indicadores avaliados pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) para monitorar a situação epidemiológica do coronavírus, sofreu uma discreta redução à noite de sexta-feira (26), como revela boletim recém-publicado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS-BH).

Indicador manteve-se em 1,16 entre terça-feira (23) e quinta-feira (25), mas, caiu para 1,14 nesta sexta-feira. A ligeira queda, no entanto, não representou mudança no nível de alerta do índice que permanece na cor amarela. Aplicado à prática, número médio de transmissão indica que a cada cem moradores de Belo Horizonte diagnosticados com a Covid-19, outros 114 também padecem da doença.

A redução, em teoria, representa uma discreta melhora na situação epidemiológica de BH. Contudo, outros dois indicadores avaliados pelo município como parte do monitoramento não param de crescer – a taxa de ocupação geral dos leitos de UTI Covid-19 e dos leitos de enfermaria igualmente direcionados para cuidados com pacientes infectados com o coronavírus. Entre quinta e sexta-feira, a taxa geral dos leitos de UTI – Sistema Único de Saúde (SUS) e rede particular – pulou de 105,7% para 107,5% apesar dos esforços da PBH que garantiram a abertura de mais sete leitos na modalidade na tarde de sexta-feira. Em relação às enfermarias, índice está em 88,5%, e o nível de alerta é vermelho.

O sistema público de BH detém, hoje, 494 leitos para acolhimento de moradores com Covid-19, e são mais 430 nos hospitais da rede privada. A taxa de ocupação na rede particular cresce de forma acentuada, e atingiu 120% nesta sexta-feira. Por outro lado, com a abertura de mais sete leitos no SUS, a taxa na rede pública caiu de 97,7% para 96,6%. A situação é de colapso na saúde belo-horizontina.

Cenário

O número de casos confirmados de Covid-19 chegou a 138.127 em Belo Horizonte, segundo boletim mais recente da Saúde, e são 3.145 óbitos registrados na cidade por complicações ligadas à infecção. Em relação à imunização, já foram aplicadas 216.411 primeiras doses da vacina antiCovid, e 87.303 segundas doses.