Bairro Aeroporto

Interdição de via causa problemas na avenida Santa Rosa; entenda

Fechamento da avenida com blocos será mantida, afirma BHTrans

Por Aline Diniz
Publicado em 05 de maio de 2017 | 03:00
 
 
Blocos de concreto foram colocados para reduzir congestionamentos Foto: Uarlen Valério

A Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) realizou nessa quarta-feira (3) uma visita técnica a pedido do vereador Carlos Henrique (PMN) na avenida Santa Rosa, no bairro Aeroporto, na região da Pampulha. A via está parcialmente interditada com blocos de concreto desde 2012, o que estaria causando problemas a motoristas. Apesar disso, a conclusão da autarquia foi de que não é possível liberar a pista, já que a retirada do bloqueio traria retenções para a região.

Desde o fechamento da avenida, os motoristas que passam pela região precisam fazer desvios de até 3 km para entrar ou sair do bairro. A promotora de eventos Sheila Silveira Reis, 40, por exemplo, tem que encarar o problema toda vez que sai de casa. “É uma volta. Quando tem trânsito, demoro até 30 minutos. É muito trabalhoso, gasto mais tempo e dinheiro. Não sei como eles vão fazer com a reabertura do aeroporto (da Pampulha)”, questiona.

Segundo a BHTrans, com a implantação da trincheira no local, o semáforo da interseção funcionava em três estágios. Em decorrência do registro de retenções, a empresa realizou um teste operacional fechando parcialmente a avenida. O semáforo passou a funcionar em dois estágios.

Os resultados, de acordo com a autarquia, foram a melhoria da fluidez no trânsito e o aumento da segurança viária. Ainda conforme a BHTrans, se os blocos forem retirados, o semáforo precisará voltar a operar em três estágios. O tempo verde para os carros seria reduzido, o que resultaria em congestionamentos. As estruturas só são retiradas em operações especiais, como as que ocorreram durante a Copa do Mundo e as Olimpíadas.

Análise. Especialista em engenharia de transporte e trânsito, Márcio Aguiar considera que a obra da trincheira precisaria ter sido pensada de maneira mais ampla para evitar interrupção de vias.

“Poderia ter mergulhado (rebaixado) um pouco mais a avenida Antônio Carlos para se ter um espaço maior para projetar a avenida Santa Rosa sobre a Antônio Carlos”, considerou o engenheiro.


Saiba mais

Construção. A trincheira localizada na confluência das avenidas Santa Rosa e Antônio Carlos foi construída entre 2003 e 2004. A estrutura tem 465 m de extensão. Foram gastos R$ 11 milhões.

Fluxo. A reportagem pediu informações à BHTrans <sobre o fluxo de veículos na avenida Santa Rosa antes e depois da construção da trincheira e foi informada de que o índice não poderia ser passado nessa quinta-feira (4).

Insolúvel. O especialista em engenharia de transporte e trânsito Márcio Aguiar informou que a reconstrução de estruturas próximo à avenida Santa Rosa custaria milhões para os cofres públicos. Ele considera que deveriam ter sido realizadas, inclusive, desapropriações para a obra ter maior abrangência.