O ministro da Defesa, general Walter Souza Braga Netto, está em Belo Horizonte neste sábado para participar da solenidade de aniversário do Colégio Militar de Belo Horizonte. A instituição completa 66 anos em 2021 e foi onde o ministro se formou.
Braga Netto chegou à capital mineira na tarde dessa sexta-feira (10), mas não cumpriu compromissos oficiais desde então. O retorno para Brasília está previsto para as 14h30 deste sábado.
Segundo mostrou O Tempo nessa sexta, alunos do Colégio Militar denunciaram treino exaustivo para receber a autoridade. Alguns alunos, inclusive, chegaram a passar mal pelo calor.
"Foram mais de três horas embaixo de um sol muito quente”, relatou um aluno em condição de anonimato.
Conforme a denúncia, o treinamento começou por volta de 7h20 da última quinta-feira (9) e só terminou após 10h30. Durante esse período, os alunos mal puderam ir ao banheiro ou tomar água e a parada para o lanche durou menos de cinco minutos – o colégio atende crianças e adolescentes entre o sexto ano do ensino fundamental e o terceiro ano do ensino médio, com idades entre 11 e 18 anos. "O comando pediu que todos os alunos viessem ao treinamento, mesmo aqueles que não tinham aula presencial no dia. Foi muito pesado e acabou mais tarde que o previsto, sendo que muitos perderam a aula", disse o estudante.
A reportagem tentou contato com o colégio nessa sexta-feira, que não comentou sobre os fatos.