Cronograma

Obras de metrô de BH começam em agosto, e linha do Barreiro é prevista para 2029

Primeiras intervenções do novo trecho devem iniciar após o período chuvoso de 2024

Por Lucas Gomes e Juliana Siqueira
Publicado em 24 de abril de 2023 | 03:00
 
 
Obras de expansão da linha 2 devem começar em março de 2024, após o período chuvoso Foto: Flavio Tavares / O TEMPO

As primeiras intervenções físicas nas estações de metrô de Belo Horizonte terão início em agosto deste ano. Porém, a ampliação da rede até o Barreiro, que é a principal obra esperada pela população, começará apenas no próximo ano, com previsão de circulação de trens somente daqui a seis anos. As informações foram repassadas pelo presidente do MetrôBH, Guilherme Martins, em entrevista exclusiva a O TEMPO. A empresa completa um mês à frente do transporte sob trilhos da região metropolitana de Belo Horizonte nesta segunda-feira (24).   

Inicialmente, a nova concessionária vai reformar dez estações:  as terminais – Eldorado e Vilarinho –, além de Cidade Industrial, Vila Oeste, Gameleira, Calafate, Carlos Prates, Lagoinha, Central, Santa Efigênia. Por contrato, as intervenções deveriam ser concluídas em até 24 meses, com término em 2025. Porém, a perspectiva da empresa é antecipar para agosto de 2024 a finalização das obras em algumas estações, como a da Lagoinha, na região Noroeste da capital. “Estamos fazendo revisão no cronograma, a gente já vislumbra a oportunidade de entregar a Lagoinha em agosto de 2024, ou seja, com um ano de antecedência”, afirmou o presidente.  

Segundo Martins, o passageiro deve perceber as mudanças na parte funcional e de acabamento das estações, mas grande parte das intervenções não estará à mostra. “As modificações vão ser percebidas pela população até um determinado momento. A partir dali elas são mais técnicas e de suporte”, explica. Estão previstas melhorias na geração de energia, com instalação de placas fotovoltaicas nas estações, revitalização do sistema sanitário e das instalações de atendimento. Haverá ainda troca dos sistemas de segurança, de monitoramento do trem, de circulação, de comunicação com o usuário, elétrico, além de criação de um processo de reutilização de água.   

Os trilhos também passarão por reforma, com uma redução esperada no tempo de deslocamento. “No ano passado a gente estava operando com a viagem da Vilarinho ao Eldorado em uma hora e três minutos. Agora a gente está conseguindo operar em 50 minutos esse deslocamento, com pequenas melhorias que foram feitas”, exemplificou.  

Especialista em transporte, Silvestre Andrade acredita que as melhorias previstas para o metrô da capital serão uma realização esperada há décadas. Conforme ele destaca, ao longo dos últimos 40 anos, foram várias as promessas ouvidas pelos usuários do transporte e pouca ou nenhuma concretização delas. O metrô, por anos, permaneceu conduzindo as pessoas a poucos lugares de Belo Horizonte, apesar dos desejos e dos vislumbres de expansão e modernização. Agora, com uma empresa privada à frente, segundo o especialista, chegou o tempo de tudo sair do papel e das idealizações da população.   

“Agora há um compromisso de investimento. Há toda uma programação, com um responsável a quem cobrar. O cenário muda totalmente. A concessionária terá de buscar o melhor serviço. Finalmente agora há um horizonte e começamos a enxergar um pouco mais longe. No passado, houve promessas nunca cumpridas, e agora finalmente há perspectivas. Acredito que terá melhoria do serviço existente e a ampliação dele, dentro daquilo que foi planejado”, diz ele.  

Apesar do pouco tempo de concessão, alguns usuários já conseguem perceber mudanças positivas. Fábia Neves, 55, que usa o transporte durante toda a semana, diz que “agora está bem melhor”, com os trens saindo em períodos mais curtos. É também a percepção de Rogério Lima, 60, e Ailton Júnior, 24. Todos, entretanto, pedem a inclusão de ainda mais viagens diante da privatização. “O horário reduziu, mas ainda pode melhorar”, disse Ailton.  

Já Rogério Lima apresentou outra sugestão: de que o metrô funcione por 24 horas por dia, ainda que com um intervalo maior a partir das 23h. “Nem que seja de uma em uma hora. Tem muita gente que trabalha até tarde”, enfatizou. A empresa, entretanto, não tem planos para que isso aconteça.  

A estimativa da concessionária responsável pelo metrô é que a linha que chegará ao Barreiro fique pronta e em funcionamento em 2029. O início das obras do novo trecho será em 2024. 

Trânsito mais fluido 

O especialista em transporte Silvestre Andrade acredita que as melhorias no metrô vão beneficiar não somente os usuários, mas toda a população de Belo Horizonte pelas próprias características do serviço. Conforme ele destaca, com as mudanças, a demanda pelo metrô deve aumentar, o que de certa forma aliviará as ruas da capital.  

“Com um serviço de qualidade, que anda em via própria, que não depende de trânsito e é seguro e confiável nos seus horários, a tendência é o aumento da demanda. Com isso, o transporte em Belo Horizonte pode melhorar como um todo”, afirma ele.