Na primeira madrugada após as empresas responsáveis pelo transporte coletivo de Belo Horizonte receberem a primeira parcela do subsídio, o número de viagens ofertadas quadruplicou. Levantamento interno da BHTrans, que a reportagem teve acesso com exclusividade, mostra que depois de meia noite foram feitas 539 viagens. Na noite anterior, tinham sido 125.
Uma fonte interna da BHTrans contou à reportagem que está em curso uma megaoperação, com todos os fiscais nas ruas, para avaliar o serviço ofertado hoje. Fiscais estão posicionados nas principais estações fazendo as anotações sobre as viagens. O combinado é que, a partir desta terça-feira (12), haja um aumento de 15% no número de viagens. Daqui a 15 dias, terá outro adicional de 15% para somar os 30% acordados. Caso os números não sejam cumpridos, a prefeitura pode deixar de pagar a ajuda financeira às empresas responsáveis pelo transporte coletivo da capital e, em último caso, até assumir a concessão do serviço.
“Nós temos quatro consórcios que cobrem a cidade. Cada um deles é responsável por algumas regionais. Nós fizemos um acordo de modo que esse aumento de 15% seja proporcional em todas as regionais. Então, não vale, por exemplo, aumentar o número de viagens em locais onde isso seria mais fácil. Tem que ser na mesma proporção em toda a cidade. Como são quatro consórcios, um acaba ajudando a fiscalizar o outro porque se um deles pisar na bola todos são penalizados”, conta a fonte ligada à autarquia de trânsito da cidade.
Ao longo do dia outros levantamentos sobre oferta e demanda de viagens serão feitos. “Estamos no que chamamos internamente de dia D. É para fiscalizar mesmo porque tem uma expectativa muito grande em cima dessa busca de solução”, diz a fonte.
Conforme o previsto em contrato, em horário de pico, é permitida uma lotação de até cinco passageiros em pé por metro quadrado.
Passageiros como fiscais
Outra aposta da BHTrans é no poder do próprio usuário do transporte coletivo de Belo Horizonte para fiscalizar o sistema. Em função disso, foi criado um novo canal para receber denúncias de passageiros. Quem encontrar falhas do serviço ofertado pode agora denunciar por meio do WhatsApp (31) 98472-5715.
Segundo o Sindicato das Empresas de Ônibus de Belo Horizonte (SetraBH), o planejamento é que sejam ofertadas 19.850 viagens a partir de terça-feira. O número é superior ao mínimo de 19.203 viagens que estavam previstas no acordo.