Crime

Para combater 'gatos', Cemig faz mutirão no centro de BH

Cerca de 70 técnicos vão percorrer as ruas do centro da capital em endereços suspeitos

Por Bruno Menezes
Publicado em 22 de julho de 2019 | 09:50
 
 
Para combater 'gatos', Cemig faz mutirão no centro de BH Foto: Fred Magno / O Tempo

A Cemig iniciou na manhã dessa segunda-feira (22) um mutirão para combater ligações irregulares de energia na região Central de Belo Horizonte, os chamados 'gatos'. Segundo a companhia, cerca de 70 técnicos participam da operação que vai durar até a próxima quarta-feira (22), quando o balanço final será divulgado. 

A companhia divulgou que os alvos são, principalmente, 33 hotéis que estariam em situação irregular, segundo apurou o sistema de inteligência da Cemig. Outros comércios também estão na lista. Por ano, a empresa tem um prejuízo médio de R$ 450 milhões e parte desse prejuízo também é repassado para o contribuinte. 

“A Cemig vai estar fazendo esse trabalho constantemente. Incialmente a gente tem uma média de 65 mil inspeções na Grande BH para fazer e a gente também está instalando telemetrias para que essas inspeções sejam monitoradas”, afirmou o eletricista da Cemig, Geraldo Neves. 

A companhia também anunciou que durante a operação também serão feitos corte de energia de consumidores inadimplentes, ao todo são 1.600 apenas na região Central da capital. 

Caso seja comprovado gato, o responsável pelo estabelecimento pode responder criminalmente segundo o Código Penal. O texto diz que o cidadão está sujeito a multas e pena de um a oito anos. O infrator também deve ressarcir toda a energia furtada e não faturada em até 36 meses, de forma retroativa.