Mais ônibus e em horários que, de fato, atendam a população de Belo Horizonte. Essa é a promessa das empresas que atuam no transporte público da capital que começaram a receber nesta segunda-feira (11) o primeiro repasse previsto do subsídio pago pela prefeitura. Segundo o Setra-BH, o planejamento é para que sejam ofertadas 19.850 viagens a partir de terça-feira - número acima do mínimo de 19.203 viagens que estavam previstas no acordo.
Segundo o presidente da diretoria executiva do Sindicato das Empresas de Ônibus de Belo Horizonte (Setra-BH), Raul Lycurgo, as empresas vêm se preparando para cumprir com o combinado desde que projeto do subsídio foi aprovado em 2º turno na Câmara Municipal, inclusive contratando mais funcionários.
“Algumas empresas conseguiram contratar profissionais, outras estão fazendo com a equipe que tem, mas em síntese, há um grande esforço para sejam ofertadas mais viagens a partir de amanhã e também a partir do dia 27, quando o percentual de viagens aumentará mais 15%”, alega Lycurgo.
Apesar do reforço na mão de obra, o representante do Setra-BH explica que o aumento de viagens será feito dentro da estrutura já existente das empresas. “A gente não tem grandes investimentos em ônibus novos, somente para substituir veículos que foram queimados, mas essas viagens cinco mil viagens a mais, já prevendo aumento que vai ocorrer no dia 27, serão feitos com os ônibus que a gente tem hoje dentro do sistema,” explica Lycurgo, que completa. “O que a população pode esperar amanhã é que vai haver um aumento quantitativo de viagens, algo superior ao que a gente vinha tendo, é o compromisso”, garante.
Pelo acordo firmado com a prefeitura e chancelado pela Câmara Municipal, após receber o montante, as empresas de ônibus deverão disponibilizar, no mínimo, 19.203 viagens diárias nos dias úteis típicos. Durante a noite, o número de viagens será de 528. Quinze dias depois, o número de viagens em dias úteis deverá chegar a 21.708.
O total do repasse é de R$ 237,5 milhões, sendo que nessa primeira parcela, as empresas receberam cerca de R$ 90 milhões. O aporte financeiro será repassado às empresas até março de 2023. O objetivo da concessão foi atender, emergencialmente, as empresas que alegavam prejuízos devido ao aumento no preço do óleo diesel e o congelamento no valor das passagens.
Novo contrato
Para o representante do Setra-BH, o atual modelo de concessão do transporte público é inviável, mesmo com o subsídio. Assim como a prefeitura, ele defende uma repactuação no acordo que tem validade até 2028. “Essa forma de subsídio foi literalmente uma coisa emergencial para que a gente tenha tempo para que, no segundo semestre, possamos avançar na discussão para modernizar o contrato e que tenhamos uma solução definitiva para que esse contrato possa chegar, com certeza, até 2028”, disse Raul Lycurgo.
As discussões para repactuação do contrato de concessão no transporte público estão sendo realizadas pelo Grupo de Trabalho (GT) Mobilidade Urbana, composto por membros da prefeitura, vereadores, representantes das empresas de ônibus e da sociedade civil. As reuniões do grupo ocorrem semanalmente.