O aplicativo AffinitySW, disponível em português no Google Play para smartphones com sistema operacional Android, a partir da versão 4.1, promete facilitar a vida dos adeptos à prática de swing (troca de casais). Segundo pesquisa divulgada pelo site de relacionamentos SexLog, 28% da população brasileira tem preferência por esta modalidade sexual.

O projeto para a plataforma iOS e as traduções para espanhol e inglês já estão em andamento. Os clientes podem contratar quatro pacotes distintos: o Night, que permite o uso por 24 horas, por R$ 9,90; o Vip, com acesso por 30 dias, por R$ 19,90; o Master, por três meses, ao custo de R$ 54,90; e o Gold, por seis meses, a R$ 89,90.

Criado pelos empresários Giovani Rocha e Cássio Cruz, que também é adepto do swing, o aplicativo utiliza o sistema de geolocalização para a busca de praticantes de swing e um radar mostra outros usuários a partir do raio definido. É possível refinar ainda mais a pesquisa delimitando o perfil desejado. A conversa é feita por meio de chat e, se o papo esquentar, há o recurso de enviar fotos e vídeos. É também possível favoritar ou bloquear outros usuários.

Para Cássio, os diferenciais do software são a interface convidativa e o aspecto inclusivo para o cadastro de usuários. "O design do AffinitySW é muito clean e o seu manuseio é intuitivo, oferecendo uma experiência agradável e sem maiores complicações. Outro aspecto é a abertura para que outros públicos que geralmente ficam de fora das casas de swing façam cadastro, como homossexuais, transexuais e travestis", diz.

A segurança e a privacidade também são pontos positivos da ferramenta. "Durante todo o processo de estruturação do aplicativo, tivemos um cuidado especial com as informações que são trocadas por nosso usuários. Esses dados são criptografados, assim como no Whats App, para que os swingers estejam seguros enquanto buscam parceiros", afirma.

O investimento inicial foi de, aproximadamente, R$ 100.000,00, incluindo mão de obra, servidores da Amazon nos EUA, serviço de autenticação de cadastro via SMS com a empresa espanhola NRS Gateway e publicidade. Com isso, e apenas dois meses de funcionamento, o aplicativo já conta com mais de dez mil downloads em 97 países. A meta é chegar aos 60 mil downloads nos próximos meses. De acordo com os dados da empresa, os casais representam 50% dos usuários e namorados e noivos representam mais 14% do público total cadastrado.