Os antigos egípcios acreditavam que os óleos essenciais fossem a “alma” das plantas, a sua energia vital em máxima manifestação de luz. Acreditavam também que esta essência poderia influenciar positivamente nosso corpo e até curando-o. Mais de um ano após a aromaterapia (tratamento que utiliza óleos essenciais) ter sido incorporada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), os desafios ainda são muitos.
O cenário de aromatologia é promissor e tem despertado um crescente interesse de pessoas, acredita o cientista, aromatólogo e professor Fabian Laszlo, no entanto a aplicação no SUS ainda esbarra no interesse de profissionais que conhecem as técnicas. “O maior desafio é ter profissionais dentro dos hospitais, dos postos, dos locais de saúde que conheçam as práticas integrativas”, afirma.
Segundo o professor, evidências científicas têm mostrado os benefícios do tratamento integrado com a medicina convencional. “Os óleos têm hoje uma potencialidade muito ampla, podendo tratar desde aquelas questões mais simples, como sinusite, bronquite, alívio de dores, melhora de alguns quadros inflamatórios, problemas de pele e outras situações mais crônicas”, diz.
Nesses casos mais difíceis, o tratamento entra como uma terapia de apoio. “Já foi lançado na Europa um medicamento com três gotinhas de óleo de lavanda para pacientes com depressão e ansiedade”, afirma. O professor também cita um estudo que investigou o uso da aromaterapia no câncer em mil pacientes. “Os pacientes que utilizaram a aromaterapia tiveram uma diferença muito significante na questão emocional”, diz.
Nesta quinta-feira, data em que o Brasil celebra o Dia Nacional da Aromatologia e Aromaterapia e a capital mineira recebe o evento Aromaday, para consolidar a importância da técnica como prática integrativa no país. O evento é beneficente – terá 100% do valor arrecadado com as inscrições revertido para o projeto Macarronada Solidária.
PROGRAMAÇÃO
Evento: O Aromaday irá celebrar o Dia Nacional da Aromaterapia e Aromatologia
Data e horário: 19/12 (quinta-feira), das 18h às 22h
Local: Instituto Mineiro de Acupuntura (Imam), na avenida do Contorno 4498 – bairro Funcionários, BH
Inscrições: https://bit.ly/2Q03dQ1