Os torcedores brasileiros conheciam bem os dribles, passes e lançamentos do meio-campista Anderson Hernanes de Carvalho Viana Lima, o Hernanes, que começou a carreira no Unibol, passou pelo São Paulo, chegou à seleção brasileira na Copa de 2014 e depois seguiu para a elite do futebol mundial, angariando títulos até se aposentar, em maio do ano passado, aos 36 anos. Agora vão conhecer o escritor.

“Nasci em Recife, num lar católico, e passei a minha infância no interior de Pernambuco. Morei em regiões cujas estradas ainda eram de terra batida e a energia gerada por motor movido a querosene. Minha família sempre foi muito religiosa, e eu acompanhava a tradição, pois desde pequeno já manifestava um senso muito grande de fazer o que era certo”, relembra Hernanes. 

Até os 15 anos, ele morou em Pernambuco. “Somente quando cheguei em São Paulo finalmente conheci a Bíblia, que antes só via de longe, aberta em cima da cômoda da minha mãe. Aliás, as duas coisas que eu mais passei fazendo durante a minha vida toda foi jogar bola e ler a Bíblia. Eu sabia que não poderia deixar de ser jogador de futebol e também um propagador dos ensinamentos bíblicos”, diz o atleta. 

Em suas entrevistas, Hernanes sempre filosofava. “Eu sempre tinha algumas frases baseadas em minhas reflexões e em alguns provérbios bíblicos. O Tiago Leifert, apresentador do ‘Globo Esporte’, o maior e mais importante telejornal esportivo do país, percebeu essa minha maneira e decidiu fazer um quadro, uma charge: ‘Hernanes, o filósofo’ e passou para um colega de trabalho terminar o quadro. Naquele dia, ele foi embora mais cedo, e, ao voltar, o colega tinha feito a charge e o quadro ‘Hernanes, o profeta’, e aí ele achou bom e pegou”, relembra. 

E, claro, sua marca registrada virou título de seu livro “Carta do Profeta”, publicado pela Citadel Grupo Editorial. A cada meditação sobre a palavra de Deus que eu fazia, passei a escrever o entendimento sobre a mensagem desvendada e, desse processo, compreendi o que era verdadeiramente ser profeta. É aquele que sempre tem uma mensagem importante e reveladora para passar às pessoas”, detalha. 

Hernanes considera que o livro “oferece uma visão completamente diferente, que possibilitará um novo e poderoso entendimento em relação à vida, a Deus, à Bíblia e à religião”. 

Para ele, “não haverá outra mensagem que vai trazer tanto benefício, tanta conexão com Deus e com a natureza, com tudo que existe quanto o Evangelho, pois tudo que nós precisamos já está ali”. “Se ficarmos presos a uma mentalidade de religiosidade, a regras que estejam acima das nossas necessidades básicas, que nos façam carregar pesos desnecessários, tal qual a coroa de espinhos de Cristo, que simbolicamente carrega as culpas cravadas na nossa mente, nunca conseguiremos perceber que a verdadeira riqueza e o verdadeiro sucesso não são apenas uma questão de talento ou somente para o povo eleito, mas sim um direito universal de todos nós”. 

Hernanes pertence à congregação evangélica Verbo da Vida, fundada algumas décadas atrás por missionários dos Estados Unidos. “Ela se desenvolveu inicialmente no Nordeste do Brasil e agora já está praticamente em todo o país. Eu frequentava em São Paulo e agora sou acompanhado a distância pelo pastor Jandui, da congregação”, diz. 

O ídolo do São Paulo considera que sua missão é espalhar o Evangelho. “Ao contemplarmos a história, veremos que as religiões acabam (por melhor que seja a intenção dos seus líderes) tendo envolvimento político, de poder e controle. Sempre foi assim. Nenhuma religião pode libertar a alma e o anseio do ser humano por uma vida verdadeiramente livre. A religião sempre afasta o homem da essência, da mensagem de Cristo, a mensagem genuína e original. Tem que ser uma busca pessoal, um coração que anseia por esse encontro, por essa libertação, para essa liberdade que a mensagem genuína do Evangelho proporciona”, propõe. 

 Dos campos para a produção de vinho 

 Desde janeiro de 2022, Hernanes mora na Itália. Sua vida mudou literalmente da água para o vinho. “Minha vida aqui, longe dos gramados, é bem corrida. De segunda até a manhã de quinta-feira, vivo em Turim, onde passo um tempo com meus filhos e minha família. Na parte da tarde, me desloco para a região de Montaldo Scarampi, pequena comuna italiana de 700 habitantes da região do Piemonte, onde sou proprietário da Ca’ Del Profeta, que produz 15 mil garrafas por ano, do restaurante, hotel/pousada. Ali trabalho como sommelier no restaurante, como administrador e como recepcionista”, revela o agora empresário e escritor. 

Hernanes não teve contato com o vinho durante a maior parte da vida. Ele só foi descobrir e se apaixonar pela bebida em 2010, quando foi vendido pelo São Paulo para a Lazio, da Itália. “Quando cheguei a Turim, fiz uma visita pela região dos vinhos e me encantei com o lugar, que tem paisagens lindas, ótimos restaurantes, e me interessei bastante. Achei uma casa que tinha parreiras, que produziam uvas muito boas. Foi aí que tive a ideia de produzir meu vinho. Inicialmente, não surgiu como um negócio, era mais paixão, mesmo. Mas as coisas foram evoluindo de 2015 para cá”, relata o craque. 

A agenda de Hernanes é cheia. “Tenho reuniões online e presenciais sobre os meus negócios, sou convidado para participar de eventos relacionados ao futebol, jantar com os torcedores e para participar de entrevistas em programas esportivos e outras vezes para falar sobre o universo do vinho, minha atual atividade”, conta o atleta. (AED) 

Maior desejo era ouvir a voz de Deus 

Futebol e religião sempre nortearam a vida de Hernanes. “Já fui um homem de dar a outra face para baterem, assim como Jesus ensinou em uma passagem do Evangelho, passando por isso em pleno dia de jogo e me sentindo feliz por estar de acordo com os ensinamentos de Deus”, relembra o atleta. 

Na Itália, o acesso à igreja tem se tornado mais escasso. “Nunca deixei de exercitar a minha fé. Como também nunca me apoiei em nenhuma instituição, essa dificuldade não me impediu de seguir adiante com os aprendizados que obtive estudando a palavra de Deus para então espalhar a sua mensagem. Afirmo que o Evangelho é a maior tecnologia que já existiu”, comenta Hernanes. 

O atleta conta que, quando jovem, seu maior desejo era ouvir a voz de Deus como os profetas. “De tanto citar a Bíblia durante as entrevistas, a minha veia reflexiva não passou despercebida. A dificuldade de me expressar muitas vezes me travava, causando embaraço e certo receio, mas o tempo foi passando e fui atrás de recursos para me desenvolver na comunicação e fui me soltando. E, quando cheguei na Itália, nunca vou me esquecer do que ouvi de um pastor durante uma oração que dirigiu a mim: ‘Deus te constituiu profeta para as nações’”. (AED) 

Lançamento  

“Carta do Profeta”, Hernanes, editora Grupo Citadel, 176 páginas. R$ 49,90. Onde encontrar: Amazon