Autoconhecimento

Os movimentos do corpo como ferramenta da comunicação

Mineira desenvolve o método “corporal branding, que ensinar mulheres a usar a linguagem corporal para potencializar a mensagem que desejam transmitir

Por Da Redação
Publicado em 11 de setembro de 2023 | 04:00
 
 
Iriane Martins ensina mulheres a usarem a linguagem corporal para potencializar a mensagem que desejam transmitir Foto: Raquel Lopes/Divulgação

Para dizer algo, você não precisa usar apenas a sua voz. Qualquer pessoa tem à disposição um instrumento muito poderoso para potencializar a comunicação: o próprio corpo. Segundo a especialista em alta performance da linguagem corporal Iriane Martins, o segredo está no autoconhecimento. “Muitas mulheres se preocupam com a imagem, o cabelo, a maquiagem. Mas, antes de pensar na roupa ideal, é preciso conhecer o próprio corpo e sua linguagem. Ter essa consciência corporal pode influenciar as relações de trabalho e os relacionamentos afetivos”, destaca.

A mineira Iriane é a primeira bodytalker do Brasil, profissional que dá consultoria em imagem sensorial e potencializa o poder da presença.

A partir de suas vivências com terapias integrativas, biodança e dança do ventre, ela criou um método próprio: o “corporal branding”. A base desse treinamento é ensinar às mulheres a ter consciência dos movimentos e, assim, alinhá-los melhor à mensagem que desejam transmitir no trabalho ou nos relacionamentos. “Porque os gestos, as expressões faciais e todos os seus movimentos também comunicam algo”, explica.

Mais de 12 mil mulheres já passaram pelos cursos da especialista em alta performance da linguagem corporal. Para a servidora pública Silvana Gisele, o treinamento trouxe leveza não só para os movimentos, mas para a vida. “Eu sempre fui ansiosa e agitada. Tanto que as pessoas costumavam me perguntar se eu estava com pressa. Então, eu sabia que nem sempre eu conseguia transmitir o que eu gostaria. No curso, percebi meus movimentos através da auto-observação e, de uma maneira muito simples, sensível e cuidadosa, a Iriane conseguiu despertar algo em mim para que eu conseguisse torná-los mais leves e arredondados”, conta a aluna.

Com base nas aulas e nos exercícios de consciência corporal, Silvana passou a incorporar alguns movimentos no dia a dia. “Até mesmo pelo fato de trabalhar num ambiente mais formal, meus movimentos eram mais rígidos, pesados e retilíneos. Agora eu passei a me observar mais durante as atividades. Observo mais as minhas mãos, sempre tentando trazer mais leveza, e também passei a fazer as coisas com mais calma e mais fluidez Com isso, consegui me soltar de uma forma natural, sem criar uma personagem artificial”, afirma Silvana.

Às vezes a pessoa quer dizer algo, mas o que o corpo comunica não condiz com a intenção. Segundo Iriane Martins, no mundo corporativo, esse descompasso pode afetar a credibilidade. “Por exemplo, imagine uma pessoa que tenha uma linguagem mais senhoril tentando vender um produto mais moderno? Ou alguém que tenha uma linguagem mais infantil ou agressiva?”, questiona.

Ela explica que o primeiro passo é analisar e identificar o perfil dos movimentos de cada mulher. “Eu faço um verdadeiro mapa desses movimentos, se eles são mais secos, mais retilíneos, se são leves. Com esse mapeamento, a pessoa passa a conhecer melhor seu corpo. A partir daí, eu ensino técnicas para adequar a linguagem corporal, sempre usando o autoconhecimento como ferramenta. Durante o processo, eu ajudo a mulher a perceber quais movimentos precisa neutralizar e quais precisa enfatizar, para serem mais assertivas”, explica.

Com larga experiência em treinar executivas, ajudando-as a moldar os movimentos às mensagens do universo corporativo, Iriane agora quer expandir sua técnica de corporal branding. Ela também vai oferecer cursos para equipes em empresas e atuar com treinamento de profissionais de áreas como moda e terapias. E se prepara para lançar o primeiro curso do Brasil de formação profissional em consultoria de imagem sensorial.

Especialista será mentora do curso Vc.Digital, criado por Giovanna Antonelli

Iriane Martins faz parte do seleto grupo de mentores do Vc.Digital, um curso promovido pela empresária e atriz Giovanna Antonelli, criado para ajudar pessoas a usar as redes sociais para alavancar negócios e carreiras. A especialista em alta performance em linguagem corporal vai ensinar como trabalhar melhor os movimentos do corpo para potencializar a autoridade e o poder. “Muito bom passar para o mundo a imagem que você deseja. Ter o poder de escolher como quer ser vista. O trabalho da Iriane é muito importante, porque o corporal branding ajuda a se posicionar da maneira que você quer se potencializar”, afirma Giovanna Antonelli.

Iriane conheceu a atriz há 20 anos, na época da gravação de “O Clone”. Recentemente, por meio de uma aluna, que é amiga da Giovanna, elas se reconectaram. “Eu comentei com essa cliente que eu tinha feito uma análise vendo as publicações da Giovanna no Instagram. Ela me pediu autorização e mostrou para ela. A Giovanna Antonelli adorou e reconheceu a técnica, que tinha sido usada na preparação das atrizes da novela ‘O Clone’”, lembra Iriane. Foi exatamente assim que a bodytalker entrou em contato com a potencialização dos movimentos. Naquela época, em 2001, Iriane fazia parte do núcleo das bailarinas de dança de ventre da novela, protagonizada pela atriz, que interpretava a inesquecível Jade. “O coreógrafo que trabalhava com as atrizes tinha feito uma pesquisa sobre linguagem corporal. Eu aproveitei a oportunidade de estar nos bastidores do Projac para aprender também”, lembra Iriane, que, com o passar dos anos, foi estudando e adaptando as técnicas, até criar seu próprio método: o corporal branding.

Sobre o curso de formação

Voltado para capacitar novos profissionais. As aulas serão nos dias 16 e 17 de setembro. Inscrições pelo Instagram @corporalbranding ou (31) 98508-8509.