Zealândia

Terra teria um novo continente, segundo geólogos

Área está no oceano Pacífico e abriga a Nova Zelândia e o arquipélago da Nova Caledônia

Sex, 17/02/17 - 02h00
Segundo geólogos, a Zealândia é o menor continente do planeta e tem 94% de sua área submersa | Foto: Sociedade Geologica dos EUA/Divulgação

Washington, EUA. A existência ou não da lendária Atlântida, que estaria submersa em algum ponto do oceano, continua desafiando o imaginário coletivo, mas um grupo de geólogos acaba de anunciar que a Terra tem, sim, um continente perdido e submerso, a Zealândia.

O novo continente, que seria o menor do planeta com 4,9 milhões de quilômetros quadrados, fica em uma região do oceano Pacífico, localizada ao Leste da Austrália e contém dentro de suas divisas a Nova Zelândia e o arquipélago da Nova Caledônia. Seria também, o “mais jovem e submerso” de todos os continentes, com 94% de seu território sob as águas.

A descrição está na pesquisa “Zealândia: o continente oculto da Terra”, assinada por uma equipe de 11 geólogos, sendo dez que representam organizações com sede na Nova Zelândia e na Nova Caledônia e um baseado na Austrália. O estudo foi publicado na revista da Sociedade Geológica dos Estados Unidos.

Os pesquisadores dizem que a Zealândia cumpre todos os requisitos para ser classificado como continente, como uma crosta mais espessa e menos densa do que o fundo do oceano e uma área grande o suficiente para distingui-la da categoria de microcontinente. Outros atributos são “altitude elevada em relação à crosta oceânica” e a presença de três tipos de rochas: ígneas, ou vulcânicas; metamórficas, ou criadas pelo calor e pela pressão; e sedimentares, ou criadas pela erosão. 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.