A Embaixada da Ucrânia no Brasil homenageou neste sábado (26) Vitaliy Skakun, condecorado o primeiro herói de guerra pelo presidente Volodymir Zelensky. 

Feito heróico do 🇺🇦 marinheiro Vitaliy Skakun, retardou o avanço dos 🇷🇺 ocupantes no istmo da Crimeia. Ele explodiu a ponte da estrada Henichny ao custo de sua própria vida, parando assim o movimento da 🇷🇺 coluna de tanques. Memória eterna!#StopRussianAgressão#StandWithUkraine https://t.co/4kPcwCjHSL

— UKR Embassy in BRA (@UKRinBRA) February 25, 2022

O jovem de 25 anos era engenheiro militar da 35ª Brigada de Fuzileiros ucraniano, destacado para defender a ponte de Henichesky, sobre o rio Dnieper. O local é a principal passagem de veículos da Crimeia para o sul do país.

Segundo informações das Forças Armadas, na quinta-feira (24), primeiro dia de combates, ele se ofereceu para instalar explosivos na estrutura, quando a unidade foi avisada do avanço de uma coluna de tanques russos, mas não teve tempo para sair antes da detonação. Isso teria dado tempo para as tropas de Kiev se organizarem para defender a região.

No dia 25, o presidente Volodymyr Zelensky concedeu postumamente ao jovem o título de Herói da Ucrânia. Essa é a maior condecoração que se pode dar em caráter individual no país. Menos de 500 pessoas a receberam até hoje.