JOSÉ REIS CHAVES

Não é o próprio Espírito Santo de Deus que vem, mas um outro

Não é o próprio Espírito Santo de Deus que vem, mas um outro

Por J. R. Chaves
Publicado em 19 de junho de 2017 | 03:00
 
 
Duke

Muitas pessoas creem que o próprio Espírito de Deus é que se manifesta nas reuniões de carismáticos católicos e evangélicos, o que respeitamos, mas é um erro. Deus tem seus espíritos trabalhando para Ele (Hebreus 1: 14). E toda a Bíblia está cheia de anjos comunicando-se conosco. E o que são anjos, senão espíritos muito evoluídos e que trazem verdades (revelações) de Deus para nós? Esqueçamo-nos, pois, da ideia de que anjos são jovens vestidos de branco e com duas asas!

E esses espíritos do nível já angélico e que cumprem missões de trabalhos espirituais e morais em nosso mundo e outros mundos são espíritos humanos já libertos de reencarnações. Eles somente se encarnam com o objetivo de cumprirem uma missão especial. Jesus é um exemplo disso. Ele se encarnou aqui no nosso mundo, porque quis cumprir, livremente, a sua missão especial de enviado de Deus, para nos trazer o evangelho, que nos orienta para o que devemos fazer para evoluirmos espiritual e moralmente até que, um dia, consigamos passar pela chamada porta estreita, que é exatamente o símbolo da salvação que nos foi ensinado pelo excelso Mestre.

E o próprio Mestre dos mestres evoluiu espiritualmente diante de Deus ao executar essa sua missão de vir ao nosso mundo como enviado de Deus, com o intuito de trazer-nos o evangelho: “Porventura não convinha que o Cristo padecesse e entrasse na sua glória?” (Lucas 24: 26). Esse texto nos deixa claro que Jesus teve que cumprir a sua sublime missão, para depois entrar em sua glória. E mais um exemplo de que Jesus evoluiu: “e, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da salvação eterna para todos que lhe obedecem” (Hebreus 5: 9).

E para os que pensam que nós, também, não evoluímos ou não nos aperfeiçoamos, eis exemplos bíblicos sobre isso: “Conhecereis a verdade e ela vos libertará” (João 8: 32). Observem-se as formas verbais “conhecereis” e “libertará” que estão no tempo futuro, o que quer dizer que não é por agora, mas no futuro. E “E a Igreja dos primogênitos arrolados nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados” (Hebreus 12: 23).

Vejamos agora o principal assunto desta matéria, ou seja, que não é mesmo Deus, o Espírito Santo, que se manifesta, mas um espírito santo, bom, enviado por Deus. “Restitui-me a alegria da salvação, e sustenta-me com um espírito voluntário” (Salmo 51: 12). Como se vê pelo texto citado, o espírito que vem não é o do próprio Deus, mas um espírito enviado por Deus.

“Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da Glória, vos conceda um espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele” (Efésios 1: 17). Novamente, não é o próprio Espírito de Deus que vem, mas um espírito sábio enviado ou dado por Ele.

E terminamos essas citações bíblicas com “...o espírito de Elias repousa sobre Eliseu. Vieram-lhe ao encontro, e se prostraram diante dele em terra” (2 Reis 2: 15). Esse é mais um exemplo de que não é o Espírito do próprio Deus que vem, mas um espírito humano bom de Deus, isto é, de Elias, que se manifesta através do médium Eliseu.

Ademais, na língua original grega do Novo Testamento, não se diz o artigo definido “ho” (o) e, pois, “o” Espírito Santo, mas “um” espírito santo. E são Jerônimo, na Vulgata Latina, fala também em “um” espírito bom (“spiritus bonus”), e não em “o” Espírito Santo!

PS: Recomendamos “Vida no Outro Lado – A Missa pela Paz”, de Francisco Kornalewski, Secco Editora, Porto Alegre, RS, 2017.