José Reis Chaves

Os Espíritos Santos da Bíblia e do dogma

Só as verdades divinas serão sempre sempiternas

Por Da Redação
Publicado em 27 de janeiro de 2020 | 03:00
 
 

  • O Espírito Santo já foi tema de várias matérias desta coluna. Mas ele aparece muito nos comentários dela no portal O Tempo (www.otempo.com.br). Daí eu voltar a ele. E recomendo as notas da minha tradução da Bíblia – Novo Testamento –, completo ( contato@editorachicoxavier.com.br 31 3637-1048 e 31 9 9989-0608).

As diferenças ajudam a chegar à verdade, o que ocorre também com a política de países democráticos como o Brasil. E até são Paulo diz que grupos doutrinários diferentes contribuem com o conhecimento da verdade: “Porque até mesmo importa que haja partidos entre vós, para que, também, os aprovados se tornem conhecidos entre vós.” (1 Coríntios 11: 19). Sinto-me bem, pois, por discordar de dogmas.

Só as verdades divinas serão sempre sempiternas. As humanas são temporárias. Então, os dogmas cristãos como verdades humanas e até impostas pela força acabam mal. E meu objetivo é tentar, com todo o respeito, demonstrar que eles confrontam com a verdade.

O mais importante Espírito Santo da Bíblia é o de Deus, Pai de Jesus e de todos nós, Criador incriado, e, como diz a doutrina espírita, Deus é a Inteligência Suprema e causa primeira de todas as coisas. Mas porque foi feita uma intensa e milenar divulgação pelos teólogos do dogma do Espírito Santo trinitário, não bíblico, ele se tornou o mais falado do que o Espírito Santo bíblico de Deus Pai. Mas ele pode designar também a alma de cada um de nós, pois ela é um espírito criado por Deus, e tudo criado por Deus é santo. Um espírito humano impuro de que falam os Evangelhos é aquele ainda não purificado. E assim, ele é santo somente em estado potencial ou como a semente que é uma planta, mas ainda não atualizada.

Fala-se muito que nossa alma é uma “centelha divina que habita em nós”. Então, até podemos dizer que, de algum modo, somos mesmo santuários do Espírito Santo de Deus (1 Coríntios 3: 16). Mais: “Que o Deus de Nosso Senhor, Jesus Cristo, Pai da glória, vos conceda um espírito de sabedoria e revelação, para que o conheçais mais profundamente” (Efésios 1: 17). Deus dá um espírito santo ou bom, segundo são Jerônimo na Vulgata Latina, isto é, já purificado, não mais impuro e sendo, pois, já um espírito santo atualizado. Observe-se que Deus é o doador, e o espírito dado é outro. Deus mesmo, pois, não vem. Mas, para o dogma, não bíblico, criado pelos teólogos, é o próprio Espírito Santo de Deus da Terceira Pessoa Trinitária que vem. E eles mesmos ensinam que isso é um mistério!

PS: “A História Desconhecida de Allan Kardec, o Cientista do Infinito”, baseada em cartas e documentos inéditos de Kardec, consultoria do pesquisador e autor de “Autonomia: A História Jamais Contada do Espiritismo”, Paulo Henrique de Figueiredo, com texto de Alan Moraes, Teatro Ruth Escobar, sala Dina Sfat (Paulista), rua dos Ingleses, 209, Bela Vista (SP), às 19h30, de 8.2 a 28.3.2020. Contato: TUDUS e amoentretenimento@gmail.com