Jose Reis Chaves

José Reis Chaves é teósofo e biblista e escreve às segundas-feiras

José Reis Chaves

Pandemias e os regimes de esquerda e direita

Publicado em: Seg, 01/06/20 - 03h00

O mundo sofre com o coronavírus. E o ex-presidente petista, em entrevista à revista “Carta Capital”, foi infeliz ao dizer que foi preciso que o monstruoso coronavírus aparecesse, para mostrar que é o poder estatal que resolve os problemas graves de uma nação. Mas, imediatamente, ele pediu desculpas – pelo que o parabenizamos. Realmente, o certo seria ele solidarizar-se com as vítimas do coronavírus.

Todos os regimes comunistas só deixaram atraso, miséria e fama de ditatoriais. E, praticamente, já desapareceram e sem resistência, o que começou com a ex-URSS.

Com o regime militar no Brasil de 1964, é verdade que alguns militares cometeram excessos. Mas, sem dúvida nenhuma, ele nos livrou de uma sangrenta ditadura comunista, como era comum naquela época.

Para a China é até meio estranha a sua guerra comercial com os Estados Unidos, pois ela segue a filosofia de Marx contrária à busca intensa de lucros. Conclui-se, pois, que ela é marxista só em teoria, já que, na prática, é capitalista! Os grandes do Partido Comunista Chinês é que detêm o poder econômico ou, então, os que estão de mãos dadas com eles. Sobre isso, há uns três anos, eu fiz uma coluna com esse título: “Na prática, o comunismo é capitalismo estatal”. E alguém disse uma verdade: “O comunismo não deu certo porque o sonho de todo mundo é ser rico”!

Atualmente, o mundo está mesmo numa economia de guerra. E, agravando ainda mais essa situação no Brasil, há muitos desentendimentos entre as autoridades de ideologias políticas diferentes dos Três Poderes. Criaram um balaio de gatos! Ou seja, a disputa dessas autoridades que, às vezes, lembram ditadores! Parece faltar a algumas delas o senso de autocrítica, pois, ignoram que essas desavenças podem ser oriundas, também, da sua vaidade, sim, das que podem ter seu ego aflorado que, pois, as leva a querer aparecer, mostrando que elas é que têm mais poder e que podem, pois, anular decisões de outras grandes autoridades, querendo, assim, umas serem mais poderosas do que outras. Aliás, se elas estão encarnadas aqui no nosso planeta Terra, é porque elas têm, também, como se diz, “culpa no cartório”! De fato, por enquanto, todos nós estamos ainda muito distantes do nível evolutivo espiritual de um são Francisco de Assis ou de um Chico Xavier!

E, voltando ao ex-presidente citado, os países democráticos têm condições de resolver bem os seus problemas graves, inclusive, o do coronavírus e até com mais sucesso do que os ainda estatais, pois os democráticos contam com a valiosa solidariedade de seus grandes empresários.

Isso nos lembra da história de muitas nações, das quais alguns compatriotas são benfeitores não só de suas respectivas pátrias, mas até mesmo de toda a humanidade!

PS: Com este colunista, “Presença Espírita na Bíblia” na TV Mundo Maior e a Tradução do Novo Testamento completo, Ed. Chico Xavier, (31) 3637.1048 e contato@editorachicoxavier.com.br

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.