Filho da rainha Elizabeth II e que assumiu o posto da mãe, o rei Charles, de 73, publicou nota, na tarde desta quinta-feira (08), lamentando a morte da monarca que ocupou a coroa britânica por 70 anos. No Twitter da Família Real, ele afirmou que a “morte da querida mãe” é um momento de “grande tristeza para mim e para todos os membros da minha família”, escreveu. 

A statement from His Majesty The King: pic.twitter.com/AnBiyZCher

— The Royal Family (@RoyalFamily) September 8, 2022

O rei Charles lamentou o óbito da mãe, a quem chamou de “soberana” e “muito amada”. Eu sei que sua perda será profundamente sentida em todo o país, nos Reinos e na Comunidade, e por inúmeras pessoas ao redor do mundo”, acrescentou o filho mais velho de Elizabeth II. 

Por fim, Charles afirmou que durante o momento de luto e mudança, a família real vai ser confortada e sustentada “ por nosso conhecimento do respeito e profundo afeto em que a Rainha era tão amplamente mantida”. 

Veja também: O que acontece e quem assume a coroa após a morte da rainha Elizabeth II

Pronunciamento

Veja o pronunciamento, na íntegra, traduzido ao português. 

Uma declaração de sua majestade o rei no momento da morte da rainha

A morte da querida Mãe, Sua Majestade a Rainha, é um momento de grande tristeza para mim e para todos os membros da minha família.

Lamentamos profundamente o falecimento de uma Soberana querida e uma Mãe muito amada. Eu sei que sua perda será profundamente sentida em todo o país, nos Reinos e na Commonwealth, e por inúmeras pessoas ao redor do mundo.

Durante este período de luto e mudança, minha família e eu seremos confortados e sustentados por nosso conhecimento do respeito e profundo afeto em que a Rainha era tão amplamente mantida.