O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), confirmou neste sábado (6), via redes sociais, que a parada militar de 7 de Setembro, feriado do Dia da Independência, na cidade será realizada na Avenida Presidente Vargas.

A decisão do prefeito contraria o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, que anunciou, há uma semana, em 30 de julho, a transferência do desfile para a praia de Copacabana. Apesar disso, conforme informou Paes, não houve ordem oficial do Palácio do Planalto para a mudança no local do desfile.

"Ninguém pediu para mudar o desfile de 7 de setembro de lugar. O Exército brasileiro continua solicitando para fazer na Presidente Vargas. Por isso seguimos organizando lá! Se alguém pedir algo diferente, eu informo aqui! Bom sábado!", escreveu Paes no Twitter. Veja abaixo a publicação:

Vou desenhar: ninguém - repito: NINGUÉM- pediu para mudar o desfile de 7 de setembro de lugar. O Exército brasileiro continua solicitando para fazer na Presidente Vargas. Por isso seguimos organizando lá! Se alguém pedir algo diferente, eu informo aqui! Bom sábado! https://t.co/XXY1VsKHBS

— Eduardo Paes (@eduardopaes) August 6, 2022

Na sexta-feira (5), o prefeito já havia anunciado, também via Twitter, que o evento seria organizado conforme solicitação do Exército. "Evento organizado aonde o Exército solicitou e aonde sempre foi feito. Simples assim! Prefeito aqui não trabalha na birra nem na fofoca. Preferências políticas e administração são coisas distintas. E as posições politicas aqui sempre foram claras."

Embora seja uma tradição que o presidente da República participe somente do desfile militar do 7 de Setembro realizado em Brasília, Bolsonaro, que é candidato à reeleição, tem tentado inovar.

No evento de 2021, ele também participou de um ato organizado na Avenida Paulista, em São Paulo, onde fez ataques contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A expectativa para este ano é uma reedição do Dia da Independência de 2021, com o adicional da comemoração dos 200 anos da data cívica. 

O local desejado por Bolsonaro para o desfile no Rio de Janeiro, a Avenida Atlântica, na praia de Copacabana, costuma ser palco de protestos de apoiadores do presidente. 

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.