O corpo do ex-ministro da Agricultura Alysson Paulinelli, morto aos 86 anos, está sendo velado no Palácio da Liberdade, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, nesta quinta-feira (29/06). 

O velório ocorre no salão principal, na entrada do Palácio, que foi sede do governo estadual quando Paolinelli comando a pasta de agricultura do Estado, nas décadas de 1970 e 1990. Um cortejo da polícia militar acompanhou a chegada do corpo para cerimônia. 

O governador Romeu Zema (Novo) é aguardado para cumprimentar os familiares de Alysson Paolinelli antes da abertura do velório ao público, que deve acontecer às 15h. Amigos e político são aguardados na cerimônia,  que deve ocorrer até a manhã desta sexta-feira (30). O sepultamento será no cemitério Parque da Colina, em cerimônia reservada aos familiares.

Mais cedo, nesta quinta-feira, o governador Romeu Zema divulgou uma nota de pesar ressaltando a importância de Paolinelli para o avanço da Agricultura brasileira.

Foi de projetos criados sob a gestão de Paolinelli que surgiram instituições como a Epamig e a Embrapa, que produzem conhecimento e tecnologia agrícola. Por suas ações no setor, Paolinelli chegou a ser indicado duas vezes ao prêmio Nobel da Paz, em 2021 e 2022, como reconhecimento pelo esforço para ampliar a produção agrícola no mundo.