A deputada estadual Andréia de Jesus (PT) recebeu nesta sexta-feira (8) uma carta com teor racista e símbolo nazista em seu gabinete na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
A mensagem, escrita à mão envolta de uma imagem, a chamava de “macaca”, “amiga de bandido” e “lixo de Neves”, em referência a cidade de Ribeirão das Neves. Desenhos de caveira e a suástica nazista também estavam na carta.
Abalada com a situação, a deputada lembra que estas ameaças são frutos de uma democracia abalada. “Sou uma mulher preta, vim de baixo e cheguei em um espaço de poder, isso incomoda, mas a questão é que essas pessoas me atacam de forma criminosa. Vivemos em uma sociedade racista que usa deste racismo para me atacar”, lamentou.
A deputada confirmou à reportagem de O TEMPO que enviou o conteúdo para a Polícia Legislativa e que irá registrar um boletim de ocorrência na Polícia Militar.
A ALMG informou por nota que irá reforçar a segurança da palamentar após as ameaças.
Outros episódios
Em novembro do ano passado, a deputada sofreu outra ameaça através de suas redes sociais. Os ataques chegaram após a parlamentar publicar em uma rede social mensagem em solidariedade às famílias dos homens mortos, após operação policial em Varginha.
Em Março deste ano, Andréia de Jesus recebeu uma nova ameaça, desta vez por e-mail.
Segundo a parlamentar, ela possui 27 expedientes investigativos, que variam desde crimes de ameaças, injúria racial/racismo, crimes contra a honra e outros.