O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, confirmou nesta sexta-feira (26) que o conceito original da medida provisória (MP) da reestruturação dos ministérios deve ser preservado. Ele deu a declaração após reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com as ministras Marina Silva (Meio Ambiente) e Sônia Guajajara (Povos Indígenas), no Palácio do Planalto, em Brasília.

"Concluímos a reunião onde o presidente Lula fez uma avaliação da MP da reestruturação. Feita a avaliação, a gente precisa reafirmar a prerrogativa de quem ganhou a eleição, para promover a implementação de um projeto político (...) a maior parte ou quase a totalidade [dos ministros e líderes presentes] defendeu a preservação do conceito original da MP, mas em alguns pontos isso não foi mantido. O governo continuará trabalhando para que nos espaços legislativos a MP tramite com o seu conceito original preservado", sinalizou.

O encontro também contou com a presença dos ministros Paulo Pimenta (Secom), Alexandre Padinha (Relações Institucionais), Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos), o líder do Governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (Sem partido-AP), e o líder na Câmara, José Guimarães (PT).

A reunião acontece no momento em que o governo enfrentou derrotas na Câmara dos Deputados que desagradaram as titulares das duas pastas. O principal problema foi a decisão da comissão mista da MP da Reestruturação da Esplanada, com o aval do governo, que tirou das duas pastas diversas atribuições, encaminhadas a outros setores do governo.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.