BRASÍLIA - O presidente Lula (PT) expressou, neste domingo (6), sua solidariedade às vítimas das enchentes registradas nos Estados Unidos. Em nota, o petista destacou que “tragédias como essa, que já causou mais de cinquenta mortes, além de ter deixado mais de vinte crianças desaparecidas, comovem a todos, em qualquer lugar do mundo”.
“Acompanho com tristeza as notícias sobre as enchentes que estão ocorrendo nos Estados Unidos”, lamentou o presidente.
Lula também se manifestou sobre as ações de resgate. “Que as autoridades do condado de Kerr, do estado do Texas e do governo norte-americano tenham sucesso nos trabalhos de resgate e de auxílio aos atingidos por esse desastre. E a todas as pessoas que perderam seus entes queridos, quero expressar a minha solidariedade – e a solidariedade de todo o povo brasileiro. Que Deus os ajude neste momento difícil”, ressaltou.
Na tarde de sábado (5), o Ministério das Relações Exteriores divulgou uma nota com informações oficiais sobre a situação que ocorre nos EUA. Nela, o órgão destacou que não havia nenhuma vítima brasileira até o momento.
“Ao se solidarizar com as famílias das vítimas, o governo brasileiro expressa suas condolências ao povo e ao governo norte-americanos. O governo do Brasil reafirma que as alterações climáticas intensificam eventos extremos e aumentam a frequência de desastres semelhantes, o que torna ainda mais urgente a necessidade de medidas conjuntas por parte da comunidade internacional”, detalhou o Itamaraty.
A pasta ainda divulgou o número oficial para a comunidade brasileira que vive no local em caso de necessidade. “Não há, até o momento, registro de vítimas brasileiras. Em caso de emergência, a comunidade brasileira residente no Texas poderá entrar em contato com o plantão do Consulado-Geral em Houston pelo telefone +1 (281) 384-4966”.