O ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Flávio Dino, solicitou neste domingo (9) a exclusão de 270 contas do Twitter, relacionadas a ataques contra escolas de todo o Brasil. A ação, que integra a Operação Escola Segura, também conta com a investigação de conteúdos e autores.
Segundo o ministro, também foram cumpridos mandados de busca com apreensão de sete armas e houve prisão de um suspeito. Também houve solicitação para a plataforma TikTok retirar do ar duas contas que estavam viralizando conteúdo que incitavam violência.
Na sexta, Flávio Dino afirmou que o governo federal vai se reunir, na próxima semana, com plataformas de redes sociais e pedir que reforcem o monitoramento de publicações relacionadas a discurso de ódio e planos de atos violentos em escolas.
Dino informou que o Ministério da Justiça definirá normas cabíveis para as mídias, defendendo ainda a autorregulação do setor.
Na quarta-feira (5), após o ataque a uma creche particular em Blumenau, Santa Catarina, que deixou quatro crianças mortas com golpes de machado, Dino anunciou que a pasta que comanda vai liberar R$ 150 milhões para reforçar o trabalho de ronda escolar.
O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.