Na cerimônia alusiva à inauguração da Usina Termelétrica Jaguatirica II, em Boa Vista (RR), nesta quarta-feira (29), o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), participa de simulação da ligação da primeira turbina.
A encenação contou com um púlpito onde o presidente acionou, junto ao ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, um botão vermelho que disparou um alarme e, em seguida, começou o ruído da turbina supostamente ligada. Pouco depois, quando foi convocado a discursar o diretor-presidente da Eneva, Pedro Zimermann, empresa responsável pela construção da UTE, o púlpito foi retirado do palco e o ruído da turbina imediatamente cessou.
A UTE Jaguatirica II faz parte de um projeto integrado da Eneva que venceu o leilão para suprimento de energia com gás natural em Roraima, realizado em 2019 pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O investimento foi estimado em R$ 1,9 bilhão, de acordo com informações da Eneva, e o objetivo do projeto é substituir a geração de energia a diesel.
Em julho deste ano, a ANEEL aceitou um recurso da Eneva para se isentar da responsabilidade pelo atraso na obra da UTE, tendo como justificativa os efeitos da pandemia, que atrapalhou a entrega de equipamentos e reduziu a força de trabalho.
Com isso, a data de início de suprimento de energia pela usina foi adiada para 27 de janeiro de 2022. A data prevista inicialmente era até 28 de junho de 2021. No novo cronograma, a finalização da montagem eletromecânica das turbinas ficou para 19 de dezembro de 2021 e a operação em teste passou para 19 de janeiro de 2022.
Além da simulação da inauguração da UTE Jaguatirica II, a cerimônia em Boa Vista também contou com a assinatura da concessão à iniciativa privada de sete aeroportos da região Norte, com a entrega de 12 veículos para atender ao Programa Alimenta Brasil e com a transferência de 13 terrenos da União para o governo do estado de Roraima.
A comitiva que acompanha o presidente na cerimônia também conta com os ministros João Roma, da Cidadania, e Tarcísio Gomes de Freitas, da Infraestrutura. O evento em Boa Vista faz parte da agenda de comemoração pelos 1000 dias do governo.