O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve assinar, no dia 5 de agosto, a medida provisória para instituir o programa “Gás para todos”, que disponibilizará botijões de gás para famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
A informação foi dada nesta quinta-feira (24/7) pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), durante agenda de Lula em Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha. Conforme Silveira, 17 milhões de famílias devem ser beneficiadas.
Atualmente, 5,6 milhões de famílias inscritas no CadÚnico, com renda de até meio salário-mínimo, recebem um auxílio-gás destinado diretamente à compra do botijão.
O programa “Gás para todos” vem sendo prometido desde o ano passado, como forma de aperfeiçoar o atual modo de distribuição de gás para famílias de baixa renda.
“O presidente Lula vai assinar a medida provisória agora dia 5 de agosto e 17 milhões de botijões de gás chegarão à casa das pessoas, protegendo as nossas famílias. É a continuidade do programa social que, somado ao Luz para Todos, que tirou da escuridão 17 milhões de famílias, fazem a justiça no setor de energias”, disse Silveira.
O Programa Luz do Povo, citado pelo ministro, concedeu a gratuidade na conta de energia para cerca de 60 milhões de pessoas de baixa renda e de comunidades quilombolas inscritas no CadÚnico, que consomem até 80 kwh por mês. Em Minas Gerais, são 4,6 milhões de pessoas beneficiadas com a medida.