A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, conhecida como Janja, comemorou a recuperação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), submetido a duas cirurgias no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília (DF). "Bom dia!!!!! Por aqui tudo muitoooo bem. Meu boy é impressionante", escreveu no X (antigo Twitter), na manhã deste sábado (30).
Bom dia!!!!! Por aqui tudo muitoooo bem. Meu boy é impressionante. 💪
— Janja Lula Silva (@JanjaLula) September 30, 2023Lula foi submetido, na sexta-feira (29), a dois procedimentos cirúrgicos. O principal deles foi uma artroplastia total de quadril (lado direito), para aliviar dores provocadas pela artrose, além da correção de deformidades e da recuperação do movimento da articulação. A cirurgia, na prática, substituiu a articulação “doente” no encaixe da perna com a bacia por uma prótese artificial.
No procedimento, a cabeça do fêmur e o acetábulo foram substituídos por implantes de cerâmica. Para isso, foi preciso cortar parte do osso para instalar a prótese. O presidente foi intubado e recebeu anestesia geral em função da complexidade da cirurgia, considerada invasiva.
A outra cirurgia foi uma blefaroplastia, procedimento nas pálpebras para retirar o excesso de pele. Essa intervenção foi conduzida pela cirurgiã oftalmológica Eliana Forno. Essa intervenção não foi comunicada previamente pela Presidência da República.
O cardiologista Roberto Kalil Filho, médico pessoal de Lula que acompanhou as cirurgias, negou que o procedimento nas pálpebras tenha sido apenas por razões estéticas. “Ele tinha realmente alterações que atrapalham o dia a dia. É uma indicação médica, não é por estética”.
A equipe médica que acompanhou as cirurgias de Lula teve também o ortopedista especialista em quadril e cirurgião-chefe, Giancarlo Cavalli Polesello, a infectologista e coordenadora-geral da equipe de Saúde da Presidência da República, Ana Helena Germoglio, e pelo menos mais outros dois profissionais.
Havia previsão de que Lula ficasse dois dias em acompanhamento intensivo na UTI, procedimento de praxe. A equipe médica, no entanto, dispensou essa etapa e o mandatário seguiu direto para um apartamento na unidade hospitalar. Um boletim médico divulgado perto das 10h deste sábado informava que Lula passou a noite estável e já realizou sessões de fisioterapia. O mandatário também já fez uma caminhada.
"O paciente Luiz Inácio Lula da Silva foi submetido na data de ontem, 29/9, a cirurgia de artroplastia total de quadril à direita e também a blefaroplastia. Passou a noite estável, caminhou pela manhã e realizou sessões de fisioterapia. Permanece internado em apartamento, e sob o cuidado das equipes do Prof. Dr. Roberto Kalil Filho, da Dra. Ana Helena Germoglio e Prof Dr. Giancarlo Cavalli Polessello", informa o boletim divulgado na manhça deste sábado.
O próximo boletim sobre o estado de saúde do presidente deve ser divulgado por volta de 19h deste sábado, mas as informações são de que ele evolui de maneira satisfatória. Lula deve receber alta na terça-feira (3), e deve continuar a recuperação em casa. O presidente deve despachar por cerca de três semanas do Palácio da Alvorada -residência oficial em Brasília.