O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a participar da live "Conversa com o Presidente" após duas semanas sem realizar a transmissão ao vivo. Na edição da manhã desta terça-feira (26), o petista repetiu o gesto do ex-presidente Jair Bolsonaro ao levar ministros para falar sobre programas do governo.  

Nísia Trindade (Saúde) e Camilo Santana (Educação) participaram da live que teve início às 8h30. De acordo com Lula, ele mesmo ligou para os dois, às 6h da manhã, para falarem de dois lançamentos que ocorrem nesta terça-feira no Palácio do Planalto: a Nova Estratégia para o Complexo Econômico-Industrial da Saúde às 11h; e a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas às 15h30. 

"Liguei às 6h, não atendeu, tava dormindo. Liguei 6h30", brincou Lula que, junto com o jornalista Marcos Uchôa da EBC, adota um papel de entrevistador. A primeira transmissão do "Conversa com o Presidente" foi ao ar no dia 13 de junho e ocorre, tradicionalmente, às terças-feiras. Essa é 14ª edição do ‘Conversa com o Presidente’.  

Cansaço do presidente e decisão do TCU 

Na semana passada, o petista não realizou a live semanal. O cancelamento ocorreu após a área técnica do Tribunal de Contas da União (TCU) ter sugerido que a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República fosse advertida em função da divulgação das lives semanais nas redes sociais de órgãos oficiais do governo.

A informação foi revelada pelo jornal Estado de S. Paulo. Em nota, a Secom afirmou que as transmissões não seriam realizadas por causa da "pesada agenda internacional do presidente Lula, no G20, na Índia, e na Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque. Neste momento, não há nenhuma decisão do TCU que impeça a sua realização, portanto o programa não está cancelado". 

Mesmo durante viagens internacionais e agendas fora de Brasília, o petista nunca deixou de fazer as transmissões ao vivo. Em uma edição, por exemplo, um programa foi antecipado para segunda-feira porque no dia seguinte ele estaria em voo internacional.