Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) parabenizaram o ex-colega da Suprema Corte, Ricardo Lewandowski, pela indicação ao cargo de Ministro da Justiça e Segurança Pública (MJ). Entre eles: Alexandre de Moraes, Dias Toffoli e Gilmar Mendes.

Lewandowski foi anunciado oficialmente para ocuar o posto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta quinta-feira (11). Ele vai tomar posse no cargo no dia 1º de fevereiro.Até lá, o titular da pasta, Flávio Dino, vai coordenar a transição.

Dino, inclusive, deixa o comando do MJ para assumir a cadeira de Rosa Weber no STF. Com 75 anos, Lewandowski se tornou ministro do STF em março de 2006 e se aposentou compulsoriamente do tribunal em abril do ano passado ao completar 75 anos. 

Alexandre de Moraes

“Parabéns ao Ministro Ricardo Lewandowski pelo novo e honroso cargo de Ministro da Justiça e Segurança Pública. Magistrado exemplar, brilhante jurista, professor respeitado e, acima de tudo, uma pessoa com espírito público incomparável e preparada para esse novo desafio. Desejo muito sucesso”.

 

Parabéns ao Ministro Ricardo Lewandowski pelo novo e honroso cargo de Ministro da Justiça e Segurança Pública. Magistrado exemplar, brilhante jurista, professor respeitado e, acima de tudo, uma pessoa com espírito público incomparável e preparada para esse novo desafio. Desejo…

— Alexandre de Moraes (@alexandre) January 11, 2024

Dias Toffoli 

“A escolha do Ministro Ricardo Lewandowski para o cargo de Ministro da Justiça e Segurança Pública foi muito sábia e feliz. Mais do que talhado para os desafios do cargo, ele é maior que a própria cadeira que irá ocupar, o que é raro. Isso demonstra sua generosidade, humildade e vocação de homem público voltado ao bem comum da sociedade e demonstra o seu amor ao nosso País, ao nosso Brasil. Desejo a ele toda a sorte do mundo, pois, todos os outros atributos ele os tem de sobra.”

Gilmar Mendes

“Recebo com alegria a indicação do ministro Ricardo Lewandowski para o Ministério da Justiça. Durante os seus 17 anos de Supremo Tribunal Federal, fui testemunha do seu brilhantismo. Lewandowski sempre soube enfrentar, com muita coragem, os mais complexos desafios na Corte. Coragem essa que também foi vista quando o ministro assumiu a presidência do STF em um dos períodos mais conturbados de nossa história. Eu tenho a plena convicção de que o Ministério da Justiça está em boas mãos. Desejo a ele boa sorte na nova missão”

 

Recebo com alegria a indicação do ministro Ricardo Lewandowski para o Ministério da Justiça. Durante os seus 17 anos de Supremo Tribunal Federal, fui testemunha do seu brilhantismo. Lewandowski sempre soube enfrentar, com muita coragem, os mais complexos desafios na Corte.…

— Gilmar Mendes (@gilmarmendes) January 11, 2024

Autoridades e entidades de classe se posicionam

O atual advogado-geral da União, Jorge Messias, que era cotado tanto para o STF quanto para o MJ, usou as redes sociais para dizer que “Lula não poderia ter feito escolha melhor” e que Lewandowski é a “pessoa certa para a missão”. “Desejo a ele toda sorte no novo cargo e, desde já, me coloco à disposição, agora como companheiros de governo, para trabalharmos em parceria por nosso país”, escreveu.

O presidente @LulaOficial não poderia ter feito melhor escolha para comandar o Ministério da Justiça e Segurança Pública. O ministro Ricardo Lewandowski é a pessoa certa para a missão. Os desafios da pasta da Justiça são imensos. Segurança pública, relação do Executivo com o… pic.twitter.com/9fkh2fiUi8

— Jorge Messias (@jorgemessiasagu) January 11, 2024

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), enalteceu a figura de Ricardo Lewandowski enquanto magistrado, “que sempre demonstrou preparo e equilíbrio durante a sua carreira”.

Desejo ao ministro Ricardo Lewandowski uma gestão bem-sucedida no comando do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Magistrado que sempre demonstrou preparo e equilíbrio durante a sua carreira.

— Rodrigo Pacheco (@rodrigopacheco) January 11, 2024

Entidades de classe, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também parabenizaram a escolha de Lula para o substituto de Flávio Dino no Ministério da Justiça e Segurança Pública. 

“A advocacia nacional cumprimenta Ricardo Lewandowski, com votos de que faça uma gestão bem-sucedida e profícua à frente do Ministério da Justiça. A OAB estará à disposição do ministro para os projetos e iniciativas de sua gestão no ministério”, diz o presidente nacional da OAB, Beto Simonetti.

O presidente da OAB disse ainda que Lewandowski tem “longo histórico de comprometimento com a Constituição, com a coisa pública e também com os direitos e garantias fundamentais, inclusive com as prerrogativas da advocacia”.

Em nota, a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) enxerga na escolha de Lewandowski como “uma oportunidade de fortalecer o diálogo entre as instituições responsáveis pela segurança pública e a administração da Justiça no país”. 

“Sua vasta experiência no Poder Judiciário e seu conhecimento jurídico são aspectos que certamente contribuirão para a promoção de políticas públicas eficazes e alinhadas com os anseios da sociedade brasileira e da nossa categoria. Os delegados federais confiam que a experiência e o comprometimento do ministro Lewandowski serão fundamentais para a condução de uma gestão exitosa no Ministério da Justiça e Segurança Pública, desejando, como se espera, que a PF tenha sempre um tratamento de Polícia de Estado, com estabilidade para seu melhor desempenho e valorização constante do seu efetivo”.