eleições 2018

Bolsonaro pede mais depoimentos no TSE sobre cassação de chapa

Presidente pediu oitiva do empresário Otavio Fakhoury e da jornalista Patrícia Campos Mello.

Por O TEMPO BRASÍLIA
Publicado em 15 de outubro de 2021 | 17:33
 
 
bolsonaro Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro pediu nesta quinta-feira (15) que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ouça novos depoimentos antes de julgar as ações que pedem a cassação da chapa presidencial. 

Bolsonaro pediu a oitiva do empresário Otavio Fakhoury e da jornalista Patrícia Campos Mello. 

O pedido foi feito nas alegações finais do processo e ganha relevância porque, caso acolhido, vai adiar o julgamento que poderia ser marcado nos próximos dias.

A possível mudança no calendário também afeta o relator do processo. Atualmente o caso está sob controle do corregedor eleitoral, ministro Luis Felipe Salomão, que deixa o posto dia 29. O cargo ficará com o ministro Mauro Campbell. 

Os pedidos do presidente devem ser rejeitados, segundo a CNN.  

Quem o presidente sugere ouvir

As ações se baseiam em reportagens da Folha de S.Paulo, escritas por Patrícia Campos Mello, e que narram o uso disparos em massa pelo WhatsApp para promover a campanha.

As ações foram propostas pelo PT por abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação contra a chapa Bolsonaro-Mourão. 

Bolsonaro quer que a jornalista seja obrigada a fornecer os documentos que respaldaram as reportagens.

Quanto a Fakhoury, o presidente afirma que é importante a oitiva porque teve o nome citado por algumas vezes nos autos dos inquéritos das fake news e dos atos antidemocráticos “como sendo o responsável pela confecção de material de campanha eleitoral”. 

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar o noticiário dos Três Poderes.