O governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), afirmou em uma rede social nesta sexta-feira (20) que não há nada que possa ligá-lo aos “golpistas que atacaram os três Poderes”. Ibaneis é investigado por omissão na segurança dos atos criminosos do dia 8 de janeiro em Brasília. No início desta tarde, três endereços ligados a ele – sua casa, seu escritório e a sede do governo do DF – foram alvos de uma operação de busca e apreensão. O governador afastado disse que a operação vai mostrar sua “completa inocência”:
“A operação realizada em minha casa, no meu gabinete e até no escritório do qual estou licenciado há mais de 4 anos vai mostrar minha completa inocência em relação aos lamentáveis fatos do último dia 8 de janeiro”, afirmou ele, completando:
“Não há nada que possa me ligar aos golpistas que atacaram os três Poderes. Eu sempre me comportei de modo a colaborar com as investigações e mantenho a mesma postura. Cheguei a fazer um depoimento espontâneo à Polícia Federal, mostrando que não há o que temer”.
O mandado de busca e apreensão foi solicitado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e autorizado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A Polícia Federal participou do cumprimento dele.
No momento da operação, Ibaneis Rocha não estava em Brasília. Ele disse que tem fé no Judiciário e que está afastado do DF para não prejudicar as investigações:
“Mantenho a fé em nosso sistema Judiciário e a certeza de que tudo restará esclarecido. Estou afastado do Distrito Federal exatamente para que o trabalho dos policiais e da Justiça transcorra sem qualquer óbice, sempre à disposição para novos esclarecimentos”.
O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.