O procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, nomeado para o biênio 2021/22 e que toma posse na próxima sexta-feira (11), explicou que uma das prioridades em sua gestão será combate à corrupção. "Vamos criar uma estrutura maior que a da Lava Jato. Vamos pegar todos os órgãos do Ministério Público que combatem a corrupção e jogar todo mundo no mesmo órgão - Unidade do Combate ao Crime e à Corrupção (UCC)", declarou em entrevista exclusiva ao apresentador Ricardo Sapia, da rádio Super 91,7 FM, na tarde desta segunda-feira (7).
Na entrevista (veja a íntegra no vídeo abaixo), ele também comentou o acordo que o governo de Minas Gerais negocia com a mineradora Vale, após o desastre de Mariana que vitimou 270 pessoas e causou enorme impacto ambiental. "Há uma concentração da nossa atuação para tentar uma solução definitiva no próximo dia 9 (quarta-feira; quando há uma audiência no Tribunal de Justiça de Minas Gerais). Se chegarmos a um acordo que seja bom para as pessoas, para o meio-ambiente, para a bacia, para o Estado de Minas Gerais e também para a empresa, seria uma solução muito boa", disse. "Se chegarmos num acordo justo e adequado, dentro do que prevê a legislação, nós vamos ficar muito felizes. Se não der, as instituições vão continuar trabalhando para garantir a recuperação ambiental, o ressarcimento dos danos morais causados ao Estado e também o que interferiu na vida dos atingidos", completou.
O procurador projeta dois concursos públicos a serem realizados ainda em 2021 pelo órgão, sobretudo após a aposentadoria esperada de alguns membros. "As carência são grandes e precisamos suprir as áreas que estão sem promotores de justiça", disse.
Veja a íntegra da entrevista: