Na passagem de 2022 para 2023, o volante Zé Ricardo ficou sem contrato com o América. E por enquanto, o jogador não chegou num acordo para assinar um novo contrato com o clube. A tendência é de que o jogador não assine um novo vínculo com o Coelho. 

Na temporada 2022, o volante sofreu com lesões e acabou perdendo espaço no time comandado pelo técnico Vagner Mancini. Dessa forma, o jogador defendeu as cores americanas em apenas 24 partidas, menor números de jogos por temporada, desde o começo do jogador no time profissional em 2016.  

DNA Formador 

Revelado pelo América em 2016, Zé Ricardo disputou num total 203 partidas pela equipe americana. Ao longo desses anos de contrato com o clube mineiro, destacam-se as participações dele na temporada 2020, na disputa pela semifinal da Copa do Brasil e vice-campeonato da Série B.   

Opções para o meio

Para a temporada 2023, o América tem os volantes Flávio, Lucas Kal e o Alê, que é meia, mas também pode fazer a função. Pelo fato de ter somente os três jogadores para a função, o clube chegou a sondar o volante Raniele, que pertence ao Avaí. O atleta também pode jogar na zaga.