O fato mais marcante do jogo entre Internacional e Atlético neste domingo (31), às 16h, no Beira-Rio, é a terceira estreia de Cuca no comando do time alvinegro. Considerado o maior treinador da história do clube, com títulos como a Copa Libertadores e o Campeonato Brasileiro Série A, o curitibano de 59 anos volta ao clube com a missão de alcançar o sucesso de um passado recente.
E por falar em reestreia, sua última aconteceu exatamente no dia 19 de março do vitorioso ano de 2021, contra o Coimbra, pela 5ª rodada do Campeonato Mineiro. Aquele evento, em um Mineirão praticamente vazio por conta da pandemia de coronavírus, também marcou a primeira vez que o meia Nacho Fernández atou pelo Galo.
Leia mais: Em reestreia de Cuca, Galo encara o Inter por retomada no Brasileirão
E ele marcou gol, na vitória por 3 a 0, em um dos passos para o título da competição. O zagueiro Igor Rabello e o atacante Hulk, que também havia acabado de chegar, também fizeram para os mandantes.
Cuca foi convidado para assumir no início da temporada, substituindo Jorge Sampaoli, contratado pelo Olympique de Marseille. Sua chegada foi contestada por parte da torcida, que via com desconfiança o seu trabalho — ele havia acertado sua ida para a China antes mesmo da disputa do Mundial de Clubes, em 2013, o que gerou polêmica.
Leia mais: Cuca é apresentado no Galo
O treinador, no entanto, pediu para adiar sua chegada em Belo Horizonte devido ao estado de saúde da sua mãe, que havia contraído Covid-19 e estava internada em estado delicado. Seu início foi razoável e marcado por um suposto atrito com Hulk, o que depois se normalizou.
Após o time se encaixar, o resto é história. Título estadual, brasileiro após 50 anos e campeão da Copa do Brasil pela segunda vez. Nos últimos dias do ano, pediu para sair alegando questões pessoais, e agora volta para o lugar do argentino Antonio Turco Mohamed, praticamente expulso pela torcida devido ao mal desempenho.
Ao todo, são 224 jogos de Cuca pelo Atlético, com 128 vitórias, 48 empates e 48 derrotas, além de seis títulos.