Um dia depois do caso envolvendo Juan Cazares explodir, o Atlético se manifestou sobre a denúncia de que o camisa 10 teria supostamente agredido e estuprado duas mulheres que frequentaram sua casa, numa festa que teve início no domingo à noite. Na tarde desta terça-feira (10), o diretor de futebol do clube, Rui Costa, fez um pronunciamento na Cidade do Galo sobre o tema.

O dirigente pediu algumas vezes que não se faça um pré-julgamento nem de Cazares nem das mulheres que o denunciaram para que não ocorram injustiças, mas também lembrou do caso envolvendo Neymar e Najila Trindade, quando a modelo acusou o craque brasileiro de estupro. Depois da investigação, o jogador do PSG sequer foi indiciado e, nesta terça, foi Najila quem acabou sendo indiciada por denunciação caluniosa, fraude processual e extorsão.

"Estou aqui hoje para fazer uma manifestação oficial em relação ao episódio que envolve o atleta Cazares. Diante da repercussão que o fato ganhou nas mídias, no cenário brasileiro e internacional, o Atlético vem a público para se posicionar. O episódio precisa ser apurado para não se cometer injustiças e não termos pré-julgamentos que possam colar no atleta algo que ele não fez, mas é importante que o torcedor saiba que não vamos nos omitir. Sabemos o que esse episódio trouxe de repercussão negativa para ele, para o clube e para o Atlético como instituição. Conversei com ele hoje, esperamos a apuração dos fatos ontem. O cenário começou íntimo, mas ganhou uma repercussão que faz com que o Atlético tenha que se posicionar", destacou Rui Costa.

"Mas vivemos um episódio recentemente com uma grande figura do futebol mundial em que se fizeram vários pré-julgamentos e agora vemos que, quem hora denunciava, agora é denunciado", lembrou.

Rui Costa ainda afirmou que teve acesso aos depoimentos das pessoas envolvidas no 'Caso Cazares' e conversou demoradamente com o advogado do jogador. Além disso, o dirigente disse que, apesar de os fatos ainda estarem sendo apurados, a versão do camisa 10 parece ser a mais verossímil.

"Tivemos acesso aos depoimentos das pessoas envolvidas. Conversei agora demoradamente com o advogado do atleta, que me expôs com muito cuidado o que está acontecendo até então. Os fatos estão sendo apurados, mas há uma convergência de que a versão do atleta é que a tem mais aparência de verdade, mas como não podemos fazer pré-julgamentos do atleta, também não podemos fazer pré-julgamentos de quem denuncia. Expliquei ao Cazares que é um gesto que começa em âmbito privado, mas causa repercussões a ele e também ao clube", afirmou.

Por conta das repercussões negativas e da situação, o diretor de futebol do Atlético garantiu que o meia será punido, mas destacou que as punições só serão definidas após a apuração dos fatos. 

"Ele está ciente de que todas as ações dessa magnitude têm consequências internas e externas. Vamos aguardar as conclusões dos fatos e do inquérito para saber os desdobramentos e quais serão as consequências internas e externas. O atleta, porém, sabe que essa conduta não pode acontecer porque gera um desgaste muito grande, mas não vamos pré-julgar o Cazares nem quem o denuncia. Depois da apuração dos fatos vamos tomar medidas mais concretas, mas deixamos claro que o Atlético e, especialmente a minha figura, não concorda com isso e não acha que esse é o momento oportuno para fazer celebrações", avisou.

O dirigente alvinegro ainda declarou que Cazares continuará treinando e jogando normalmente e se colocou à disposição do técnico Rodrigo Santana. O meia equatoriano se reapresentou na Cidade do Galo nesta terça junto com o restante do elenco. Com os outros titulares, ele ficou apenas na academia. Já os reservas foram para o campo 5 do CT, onde fizeram um treino técnico-tático em campo reduzido.

"O Cazares vai desempenhar sua atividade profissional normalmente, ele deixou muito claro que quer estar à disposição para trabalhar, mas essa é uma decisão técnica que passa pelo Rodrigo Santana", explicou.

No oitavo lugar do Brasileiro, o Galo terá um duelo direto com o sexto Internacional, que está apenas três pontos na frente, neste domingo (15), às 11h (de Brasília), no Independência. O Colorado provavelmente estará com uma equipe reserva. O Atlético busca a vitória para se recuperar após quatro derrotas consecutivas no torneio e também ganhar mais confiança visando o duelo de ida das semifinais da Copa Sul-americana com o Colón-ARG, na Argentina, na próxima semana, na quinta-feira (19).