Ex-atacante do Atlético, o jovem Alisson Santana foi o nome da goleada do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, por 6 a 0 contra o Ilves, da Finlândia, na primeira rodada pré-eliminatória da Liga Europa. Ele participou de todos os seis gols dos ucranianos.

Titular ao lado de vários outros brasileiros, Alisson contribuiu com dois gols e duas assistências, além de participar diretamente de outro gol. Ele abriu o placar aos 26 minutos do primeiro tempo com um belo gol infiltrando na área.

Ainda no primeiro tempo, ele cobrou o escanteio para o gol de Kauã Elias, ex-Fluminense. Na etapa final, voltou a marcar logo nos minutos iniciais, ganhando na velocidade do zagueiro e batendo de direita na saída do goleiro.

Alisson ainda participou do gol de Kevin, ex-Palmeiras, que pegou o rebote de um chute do ex-atacante atleticano. Nos minutos finais, o atacante ainda deu assistência para outro ex-Galo, o meia Pedrinho. A única bola na rede que não teve participação do camisa 30 foi a última, do também brasileiro Newerton, ex-São Paulo.

O Shakhtar agora leva grande vantagem para o jogo da volta contra o Ilves, que acontece no dia 17 de julho. O time ucraniano ainda precisa passar por mais duas fases pré-eliminatórias.

Alisson pelo Atlético

Cria da base do Atlético, onde atuou desde 2019, Alisson fez 43 jogos e marcou quatro gols como profissional do clube. No início de 2025, foi negociado com o Shakhtar por cerca de 14 milhões de euros (R$ 87 milhões).

Formato da Liga Europa

Segundo principal torneio de clubes do continente europeu, a Liga Europa tem quatro etapas preliminares antes da fase principal, que agora reúne 36 equipes em uma disputa de pontos corridos.

Após o fim da fase de liga, os oito primeiros times avançam direto para as oitavas, enquanto os que terminarem de 9° até 24° disputam os playoffs.