NFTs

Galo fará leilão de obra digital única da defesa de Victor contra o Tijuana

Atlético anunciou nesta quinta-feira (6) a entrada no mundo dos NFTs, tecnologia para autenticar objetos digital. O objetivo é ampliar receitas e internacionalizar o clube

Por Thiago Nogueira
Publicado em 06 de maio de 2021 | 16:54
 
 
Imagem da peça única e exclusiva que será vendida pelo clube Reprodução/Atlético

O Atlético é o primeiro clube brasileiro da América do Sul e um dos primeiros do mundo a estrear uma plataforma NFT (non-fungible token ou token não fungível) venderá, via leilão, uma obra digital única e exclusiva, que representa um grande momento da história do clube: a defesa de pênalti de Victor, contra o Tijuana, na Copa Libertadores de 2013.

NFTs são tokens baseados na blockchain, que representam ativos digitais, como imagens, vídeos, áudios e outros. Por serem não fungíveis, as peças são únicas, impossíveis de serem copiadas, já que a presença na blockchain torna-os rastreáveis.

O artista Pedro Nuin, especializados em desenhos de grandes momentos do futebol, é o autor da obra. O leilão começará no dia 10 de maio, na plataforma opensea.io, e irá até 30 de maio, data em que a histórica defesa completará oito anos. O clube não fez estimativa de quanto pretende arrecadar com o leilão.

Veja a apresentação e entenda o projeto:

O Atlético está entrando também no fantasy game Sorare, uma plataforma de NFTs de cards colecionáveis baseados em jogadores de futebol. Trata-se de um jogo semelhante ao Cartola FC, famoso no Brasil.

Hulk, Nacho Fernández e Matías Zaracho, por exemplo, podem ser escalados e negociados no marketplace. A maior plataforma esportiva de NFT é o NBA Top Shot.

Os NFTs ganharam amplo reconhecimento em 2021, no ramo de colecionáveis, movimentando bilhões de dólares em todo o mundo.

“O Atlético quer diversificar suas fontes de receita e, para isso, está de olho nas principais novidades tecnológicas existentes no mundo”, explica o CEO do clube, Plínio Signorini.

Um dos objetivos do clube é internacionalizar sua marca, especialmente, na Ásia, Europa e América do Norte.