O duelo entre Atlético e Palmeiras nas quartas de final da Copa Libertadores vale muito. Além, claro, da vaga na semifinal da competição e de mais uma premiação pela classificação, pode valer uma marca histórica para o Palmeiras - e que hoje pertence exclusivamente ao Atlético.
O Galo é dono da maior série invicta da história da Libertadores. Foram 18 jogos sem perder entre 2019 e a atual competição, quando o time foi derrotado pelo Tolima, no Mineirão. Em 2019, o time foi eliminado na primeira fase, mas venceu na última rodada. Voltou ao torneio em 2021 e disputou 12 jogos sem perder. Os derradeiros cinco jogos de invicibilidade foram na primeira fase de 2022.
Se não perder para o Atlético nestas quartas de final, o Palmeiras pode igualar a marca histórica do Galo. No momento, a equipe paulista tem 16 partidas de invencibilidade e pode chegar aos mesmos 18 jogos obtidos pelo alvinegro. Além de, claro, ultrapassar a marca nas semifinais.
A série do Palmeiras começou na edição 2021, no último jogo da primeira fase de grupos. O Verdão perdeu para o Defensa Y Justicia em casa, pela quinta rodada da etapa inicial, e depois não sabe o que é uma derrota pela Libertadores. Além do último jogo da fase de grupos, não perdeu em nenhuma partida do mata-mata até final, quando venceu o Flamengo e atingiu a marca de oito jogos sem perder.
Na atual edição, o Palmeiras tem a melhor campanha da Libertadores. O time paulista venceu todos os seus jogos até aqui. Foram seis jogos na primeira fase, a de grupos, e outros dois nas oitavas de final, totalizando oito jogos em 2022 e, no total, 16.
Entre a marca do Atlético, de 18 jogos, e a do Palmeiras, de 16, estão os feitos do Flamengo, entre 2020 e 2021 (série interrompida exatamente na final contra o Palmeiras), e a do Sporting Cristal, do Peru, entre 1962 e 1969, com 17 partidas sem perder. O Corinthians também ficou 16 partidas sem perder, entre 2012 e 2013.