O Atlético homenageou nesta quarta-feira (10/9) o zagueiro Junior Alonso por ter se tornado o estrangeiro com mais jogos na história do clube. O paraguaio atingiu a marca no último jogo, contra o Vitória, se isolando na liderança do ranking.
Alonso estava empatado com o equatoriano Juan Cazares até entrar em campo contra o Vitória no último jogo do Galo. Ele está em sua terceira passagem pelo clube, onde é considerado ídolo. O paraguaio recebeu uma camisa com o número de jogos e uma placa com os dizeres:
"Com orgulho e gratidão, o Clube Atlético Mineiro lhe homenageia pelos 206 jogos com o manto alvinegro, marca que o torna o atleta estrangeiro que mais vestiu a nossa camisa em toda a história. Com raça, técnica e liderança, você ajudou a escrever capítulos inesquecíveis na vida do Galo. Mais do que grandes títulos, você conquistou o carinho e o respeito eternos da Massa Atleticana. Obrigado, Xerife, por sempre honrar as nossas cores!"
Estrangeiros com mais jogos pelo Atlético
- Junior Alonso (Paraguai) – 206 jogos
- Cazares (Equador) – 205 jogos
- Cincunegui (Uruguai) – 194 jogos
- Matías Zaracho (Argentina) – 191 jogos
- Eduardo Vargas (Chile) – 167 jogos
- Alan Franco (Equador) – 154 jogos
- Rómulo Otero (Venezuela) – 135 jogos
- Jesús Dátolo (Argentina) – 127 jogos
- Nacho Fernández (Argentina) – 109 jogos
- Lucas Pratto (Argentina) – 107 jogos
Junior Alonso pelo Galo
Alonso chegou ao Atlético em 2020, foi multicampeão em 2021, negociado em 2022, mas voltou no mesmo ano por conta do conflito Rússia-Ucrânia. Em 2024, chegou para sua terceira passagem pelo clube.
No Galo, além dos 206 jogos, ele marcou três gols e deu sete assistências. Como um dos capitães do time, o paraguaio levantou seis taças, estando a uma de igualar o argentino Zaracho e o chileno Vargas, os estrangeiros com mais títulos pelo clube.
- 206 partidas
- 3 gols
- 7 assistências
- Campeão Brasileiro 2021
- Campeão da Copa do Brasil 2021
- Tetracampeão Mineiro - 2020/21/22/25