Em uma das poucas recordações da infância no Espírito Santo, o porteiro Jocimar Rosa, 30, lembra-se de assistir aos jogos do Atlético sentado no sofá da casa da avó com os três irmãos. A paixão de família veio para Minas Gerais, mas o sonho de assistir ao time no estádio vai se tornar realidade nesta quinta-feira (23). Jocimar está entre os 2.000 torcedores que vão acompanhar a partida contra o Vasco na Arena Independência com a ajuda de ação promocional da Sempre Editora – os torcedores apresentaram um anúncio publicado no jornal Super Notícia e pagaram apenas R$ 5 no ingresso.
“Jogo, eu só via pela televisão, nunca sobra dinheiro para ir. Nem acreditei quando peguei o jornal e vi que teria como levar meus irmãos comigo”, contou Jocimar, que até prometeu tatuar mais um escudo do time na costela se o Galo ganhar. “Vale a pena a dor”, brincou.
Em duas horas e meia, os ingressos se esgotaram na loja do jornal Super Notícia, na rua da Bahia, no centro da capital. Essa é a quarta vez que a ação acontece, sendo que mais de 6.000 torcedores já foram beneficiados.
Expectativa. Quem chegou cedo para buscar o ingresso foi Natan Gabriel Soares, 6. Junto com o pai, a expectativa do pequeno é ver o meia-atacante Luan em campo. “Acordei cedo para não perder. Quero ver o Galo jogar muitas vezes ainda, mas, se der, quero ser que nem o Luan e jogar no Independência”, sonhou. “É legal demais ter a oportunidade de estar no estádio com a família”, comemorou o pai de Natan, o analista de sistema Peterson Soares, 46.
A dona de casa Ilda Caldeira, 62, e seu filho Rafael Caldeira, 32, correram para buscar os ingressos. Sem ir a um estádio há seis anos, a aposentada era a última da fila. Ilda pretende reunir os netos, filhos e marido para a próxima partida. “Vai ser quase uma excursão, oito pessoas ao todo. Sempre fui de ir ao estádio, mas a idade vai chegando, e acabei desanimando. Mas agora vi a oportunidade de juntar todo mundo e ir. Quero passar a tradição para a família inteira”, contou.
“Fico feliz em podermos proporcionar isso para a família inteira. Dá um estimulo para todos”, festejou o filho de dona Ilda, o teólogo Rafael Caldeira.
Facilidade
Ingresso. Os torcedores tiveram que apresentar apenas o anúncio recortado, que foi veiculado no jornal Super Notícia desta quarta-feira (22), além de R$ 5 para garantir um ingresso. Cada torcedor pôde retirar até quatro entradas.
Histórico no Independência deixa jogo ainda mais especial
Em 2012, Atlético e Independência firmavam votos de um casamento perfeito. Nesta quinta, às 20h, diante do Vasco, o álbum dessa história chega à página de número 200. Foram campanhas que culminaram nos títulos da Libertadores (2013), da Copa do Brasil (2014) e boas campanhas de Campeonato Brasileiro, como os vice-campeonatos de 2012 e 2015.
Não por menos, o aproveitamento no estádio chega a 73%, com um público somado que atinge 2,6 milhões de pessoas. O número de gols marcado beira os 400 (são 394). Com a torcida de aliada, o Galo chegou a ficar 38 partidas invictas no palco, popularizando o jargão “Caiu no Horto, tá morto”, mesmo que a audácia de adversários em tirar pontos do time em seu terreiro tenha crescido nos últimos anos.
O novo Independência estabeleceu marcas que, jogo a jogo, vão ganhando novos personagens de destaque. O artilheiro do estádio é o ex-atacante atleticano Jô, com 27 gols. Do atual elenco, Luan é o que mais tem chance de superá-lo, já que soma 25 e tem contrato até 2022. Quem mais dirigiu o Atlético no Horto é Cuca, com 55 partidas. Thiago Larghi é o terceiro da lista, com 23, atrás ainda de Levir Culpi, com 45.
“O Independência é um estádio que nos dá uma força muito grande, há uma sinergia com o torcedor, pela proximidade e pela pressão que é exercida durante os jogos”, destaca o goleiro Victor, que tem inúmeras histórias para contar de jogos no estádio. A expectativa de público para esta quinta-feira é acima de 21 mil torcedores. O recorde atleticano do estádio é de 22.411, registrado na final do Campeonato Mineiro de 2017, contra o Cruzeiro. (Thiago Nogueira)
Top 5
Ranking. Elegemos os cinco jogos mais marcantes do Atlético no novo Independência.
1. Atlético 1 x 1 Tijuana-MEX
Libertadores, 30.5.2013.
2. Atlético 2 x 0 Cruzeiro
Copa do Brasil, 12.11.2014
3. Atlético 2 (3) x 0 (2) Newell’s Old Boys-ARG
Libertadores, 10.7.2013.
4. Atlético 4 x 1 São Paulo
Libertadores, 8.5.2013.
5. Atlético 3 x 2 Fluminense
Brasileiro, 29.7.2012.