Independentes

Avanti Cruzeiro: conselheiros criam grupo à parte para fiscalizar o clube

Movimento já possui a presença de 55 conselheiros, que já se reuniram com conselho fiscal e vão visitar a Toca I

Josias Pereira e Felippe Drummond Neto | @superfcoficial
16/11/19 - 09h00

Marcados por um ano de bastante turbulência na vida política do Cruzeiro, 55 membros do conselho deliberativo do clube decidiram se unir para a criação de um movimento chamado "Avanti Cruzeiro". O Super.FC teve contato com alguns dos membros do grupo, que levanta a bandeira de distanciamento da política e das questões partidárias da Raposa, mas salienta o papel de fiscalização em diversas frentes dentro do clube. 

"No nosso grupo existem pessoas que elegeram o Wagner e outras que apoiaram o Sérgio Rodrigues. Somos agora totalmente independentes, não remunerados pelo clube, e estamos fazendo algo bem simples e diferente. Fizemos uma reunião na última quarta-feira com o conselho fiscal do Cruzeiro, por exemplo", relata Alexandre Vassali, conselheiro do Cruzeiro e membro do Avanti Cruzeiro. 

Ele ainda conta que a proposta partiu após as cobranças que muitos torcedores fizeram à atuação do conselho durante as denúncias levantadas pelo programa "Fantástico", da Rede Globo. 

'Nós, conselheiros, formos massacrados por todos. Imprensa, torcida, recebemos ameças e até dados pessoais vazados em redes sociais. O que queremos é ajudar a fiscalizar o Cruzeiro, o que na verdade é o nosso dever como conselheiros, só que não tínhamos como ter acesso aos fatos. Agora somos 55 conselheiros que não dependem do Cruzeiro. Temos uma visita agendada para a Toca 1 nesta segunda-feira", aponta Vassali

"Não temos lado político. Queremos o melhor para o Cruzeiro e estamos tentando entender o funcionamento do Cruzeiro", acrescenta o conselheiro. 

O Super.FC entrou em contato com a diretoria celeste, que reforçou o conhecimento e a anuência das ações que vêm sendo tomadas pelo movimento 'Avanti Cruzeiro'. 

Outro integrante do movimento ouvido pela reportagem foi o conselheiro Helton Robini, que reforçou a independência do grupo

"Agora resolvemos nos unir para ajudar o clube de uma outra maneira. Criamos um grupo independente politicamente no Cruzeiro, não um grupo no WhatsApp. Ficamos muito mal-vistos com os acontecimentos no Cruzeiro. Quermos ter uma posição, mostrar como estamos agindo", ressaltou. 

Ainda segundo Robini, as principais lideranças do Cruzeiro estão cientes da atuação do "Avanti Cruzeiro". 

"Os conselheiros tomaram porrada de tudo quanto é lado e ninguém defendeu o conselho. Sou conselheiro há quase 15 anos. Vamos descolar da politica e apoiar o Cruzeiro. Somos independentes, não pode ter remuneração, não pode ter interesse político. Eles (lideranças do Cruzeiro) sabem da existência do grupo, o Zezé e o Wagner, oficializamos tudo isso e queremos discutir soluções apolíticas", encerrou. 

Os membros do Avanti Cruzeiro: 

Ademy Gusmão
Agnaldo Carvalho
Alexandre Vassali
André Fernandes
André Martins
André Novaes
Caio Caldeira
Cyro Rocha
Dager do Rosario
Daniel Simões
Dirceu Gaspar
Domingos costa
Eduardo Ribeiro
Ercílio Caldeira
Eronilson Maia Jr
Flávio Cruz
Gabriel de Paula
Gilmar Coelho
Guilherme Masci
Gustavo Alves
Heleno Tebano
Hélio Viana
Helton Robini
Jairo Henrique
Jairo Maia
João Brito
José Alair
José Alberto 
José Iglesias Filho
José Veloso
Lincoln Salles
Luiz Roberto Barbosa
Manoel Aparecido Jr
Manoel Lemos
Marcelo Augusto 
Marcelo Rollo
Márcio Herones
Noé Pereira
Paulo Peluso
Paulo Sávio
Pedro Castilho.
Ricardo Henrique
Rogério Galinari
Rogério Serra
Rogério Volponi
Sebastião Roberto da Silva.
Sonar Quirino
Wagner Léo
Waldemar Aloísio
Wantuir Pessoa
Weiber Zaratine
Wesley Oliveira
Willie Zaratine

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.