Desde a fatícida queda do Cruzeiro à Série B do Campeonato Brasileiro, o CSA vem sendo uma pedra no sapato da equipe celeste. Ainda em 2019, a equipe alagoana também foi rebaixada, mas superou a Raposa por 1 a 0 no Mineirão, com o fatídico erro de pênalti de Thiago Neves. Mas o último encontro entre os times também foi pesado.

Injúria racial 

O Cruzeiro perdeu por 2 a 1 para o CSA, no dia 26 de setembro, no Independência, pela 32ª rodada. Após a partida, um vídeo repercutiu nas redes sociais onde um torcedor cruzeirense não identificado chamou o atacante Iury Castilho, do time alagoano, de 'macaco'. O caso foi parar no STJD. O Cruzeiro chegou a ser punido com a perda de um mando de campo e uma multa de R$ 50 mil. 

No entanto, o clube celeste acabou absolvido neste ano, já que alegou justamente que não era possível identificar o autor da injúria. Mas aquela partida ainda ficou marcada por uma punição aplicada a Vitor Leque, suspenso por quatro jogos por ter proferido diversos palavrões ao quarto árbitro da partida, Wanderson Alves de Sousa. A pena foi reduzida para dois jogos. 

Sóbis expulso

O ex-atacante Rafael Sóbis também foi expulso por reclamar da arbitragem aos 40 minutos do segundo tempo do compromisso. De acordo com a súmula, o ex-jogador foi expulso "por insistir reclamando contra as decisões da arbitragem de maneira ostensiva e desrespeitosa, dizendo as seguintes palavras com o dedo em riste "não foi porra nenhuma mesmo".

Briga generalizada 

Todavia, além de Sóbis, a animosidade entre os dois lados pipocou no fim da partida. Jogadores dos dois clubes trocaram empurrões no vestiário, e a confusão culminou na expulsão de dois atletas. E o dono do apito foi justamente Flávio Rodrigues de Souza (FIFA/SP), o mesmo escalado para o confronto desta próxima quarta-feira (20), às 19h, no Rei Pelé, em Maceió. Ele relatou o ocorrido na súmula do jogo. 

O volante Adriano, do Cruzeiro, e o lateral direito Cristovam, do CSA, foram expulsos. De acordo com a súmula da partida, o meio-campista cruzeirense foi "expulso após o término da partida por correr em direção ao atleta nº 02 da equipe visitante, senhor Cristovam Roberto Ribeiro da Silva dando socos e empurrões no mesmo, com isso provocando um tumulto generalizado. Informo que não foi possível apresentar no campo de jogo o cartão vermelho para o atleta referido, devido ao tumulto ocorrido".

O lateral direito do CSA também foi "expulso depois do término da partida por, após ser atingido com socos e empurrões pelo adversário de nº 15 Adriano Firmino dos Santos da Silva, revidou com socos e empurrões este mesmo adversário gerando um tumulto generalizado. por este motivo não foi possível apresentar no campo de jogo o cartão vermelho para o atleta referido".

Provocação 

As redes sociais do CSA explodiram após a vitória sobre o Cruzeiro naquela ocasião, inclusive utilizando a lembrança do atacante Iury Castilho ao infame 'Fala, Zezé'. Após fazer o gol da vitória, ele provocou a torcida cruzeirense com o gesto de telefone e, claro, em uma das postagens, o time alagoano tinha que lembrar da ligação feita por Thiago Neves. 

Fala, Zezé! Fala, Nação! Faz o https://t.co/8zQq5Q9mco, te espero no jogo contra a Ponte Preta. 🔵⚪️ pic.twitter.com/of6Mq4PdVT

— CSA (@CSAoficial) September 26, 2021

Sem vencer o CSA desde 2013 

O Cruzeiro não vence o CSA desde 2013, quando bateu os alagoanos por 3 a 0, no Rei Pelé, pela 1ª fase da Copa do Brasil. De 2019 para cá, quando se reencontraram, foram seis jogos, com quatro derrotas e dois empates.  Veja abaixo a sequência:

CSA 1x1 Cruzeiro - 25/08/2019 - (Estádio Rei Pelé / Maceió) - Campeonato Brasileiro 2019
Cruzeiro 0x1 CSA - 28/11/2019 - (Mineirão / Belo Horizonte) - Campeonato Brasileiro 2019
CSA 3x1 Cruzeiro - 19/09/2020 - (Estádio Rei Pelé / Maceió) - Campeonato Brasileiro B 2020
Cruzeiro 1x1 CSA - 15/12/2020 - (Independência / Belo Horizonte) - Campeonato Brasileiro B 2020
CSA 2x1 Cruzeiro - 27/06/2021 - (Estádio Rei Pelé / Maceió) - Campeonato Brasileiro B 2021
Cruzeiro 1x2 CSA - 26/09/2021 - (Independência / Belo Horizonte) - Campeonato Brasileiro B 2021